De uma tacada só…

Na Vida, “Seja seu sim, sim; seu não, não Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” Jesus

 

 

Você já deve ter ouvido falar que Jesus falou das bem-aventuranças. Subiu num monte, para todos poderem ouvir e soltou o verbo.  Encontramos o relato no Novo Testamento Mateus, capítulo 5,  Acho que este momento veio na lembrança, porque hoje no CISCOS, durante a leitura do Evangelho, era nítido que o Fernando estava com um microfone diminuto e o som era espalhado em caixas acústicas por todas a Casa do CISCOS. Para falar a verdade eu ouvi a leitura pelo som das caixas acústicas. Sentia a presença de muita gente, a Casa estava lotada…

 

Dá uma lidinha, e veja quanta coisa Jesus ensinou de uma tacada só. Agora imagine: como é que a multidão conseguiu ouvir… e como o Mateus/Zaqueu conseguiu escrever e lembrar de cada detalhe?…

 

1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

 

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

 

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

 

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

 

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

 

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

 

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

 

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

 

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

 

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

 

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

 

12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

 

13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

 

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

 

15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

 

16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

 

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.(1)

 

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

 

19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

 

20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

 

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

 

22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca (2), será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

 

23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

 

24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

 

25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

 

26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil (3).

 

27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

 

29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

 

30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

 

31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

 

33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.

 

34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

 

35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

 

36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

 

37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não;

 

38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

 

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

 

40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

 

41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

 

42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

 

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

 

44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

 

45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

 

46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

 

47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

 

48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

 

Notas:

(1) ab-rogar se refere ao ato de fazer cessar a obrigatoriedade de algo, sendo sinônimo de revogar, anular, abolir, invalidar, rescindir, desfazer, cancelar… Indica também o ato de fazer cair em desuso, ou seja, suprimir, extinguir, eliminar.

(2) raca, palavra usada no Evangelho como termo injurioso, equivalente a vil ou desprezível; homem sandeu, sem juízo; tolo, idiota, insignificante.

(3) ceitil, moeda antiga portuguesa que valia um sexto de real. / Quantia insignificante, coisa de pequeno valor. Moeda referente ao Novo Testamento que tem o valor de 1/16 denário (4).

(4) denário – que contém dez. Moeda de prata usada pelos romanos durante os períodos da República e do Império. Os romanos puseram em circulação pela primeira vez os denários por volta de 269 a.C., com a introdução de uma nova moeda corrente de prata. Desapareceram de circulação no séc. III d.C. O denário de prata tinha sido substituído nessa época por um de cobre coberto de prata. O valor do denário equivalia inicialmente a dez e depois a 16 moedas chamadas asses. A moeda padrão de ouro do Império Romano era o aureus, que tinha aproximadamente o mesmo tamanho do denário e valia 25 denários. Do nome dessa moeda é que se originou a palavra dinheiro.

(5) querer seus auréis. Dourado; relacionado com ouro; desenvolvido com ou encoberto por ouro. Que brilha como o ouro ou tem a sua cor. Magnifico; que está cheio de esplendor, de primor, de magnificência. Lauréis é o plural de laurel. O mesmo que: galardões, homenagens, láureas, louvores, prêmios.

Que é mais relevante que os demais. Diz-se do período, época ou século, definido pelo excesso de produção cultural ou caracterizado por eventos de grande esplendor.

 

 

Hoje, o estudo e o desenvolvimento mediúnico, também foi de uma tacada só.

 

A leitura do Evangelho foi o capítulo 23, Moral Estranha.

 

Aborrecer Pai e Mãe

1 – E muita gente ia com ele; e voltando Jesus para todos, lhes disse: Se alguém vem a mim, e não (odeia)aborrece a seu pai e sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. E o que não leva a sua cruz, e vem em meu seguimento, não pode ser meu discípulo. – Assim, pois, qualquer de vós que não dá de mão a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo. (Lucas, XIV: 25-27, 33).

 

2 – O que ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. (Mateus, X: 37).

 

 

Nota: Non odit, em latim; Kai ou misei, em grego, não quer dizer odiar, mas amar menos. O que o verbo grego misein exprime, o verbo hebreu, que Jesus deve ter empregado, o exprime ainda melhor, pois não significa apenas odiar, mas também amar menos, não amar igual a outro.

 

 

Quanto para estudar, trocar ideias com este tema!  A reflexão enveredou para as tradições sociais, paternalismo, domínio do chefe da família, chefe da casa, que detinha o poder sem ser questionado. Independente de ser rico ou pobre, na sociedade patriarcal o poder do chefe é total, sobre os destinos daqueles que se lhe submetem.

 

Quanto sofrimento, ódio, rancor, decepção, desespero, gerado por dominação dos usos e costumes sociais e familiares. Exemplos não faltam, uma verdadeira enxurrada das decepções humanas, quando a vontade do indivíduo é maculada pelo poder. Daí pensar nos grandes conflitos que vão para o túmulo, em relação aos detentores de poder, que quando ficam velhos e doentes, menos poderosos, são abandonados afetivamente ou materialmente pelos familiares à sua própria sorte. Morrem sem afeto, e muitas vezes desprezados.

 

Por intuição, dava para perceber que os atendidos da noite no CISCOS faziam parte deste segmento de dor, raiva, rancor, vingança e vitimização.. Para quem sempre dominou, se vê como vítima de traidores, que o deixaram morrer sem cuidados ou afetos, ou isolados. Independente se morreram com a família ou em casas de repouso ou asilos, o sentimento é que são vítimas de familiares perversos.

 

O outro lado desta tragédia é por parte daqueles que foram vitimizados, que não conseguiram conviver, perdoar, compreender estes poderosos, na sua velhice e que depois passam a se sentir culpados por não terem tido outra atitude. A culpa passa a ser a porta aberta para a troca de agressões.

 

 

Lembra a Síndrome de Estocolmo nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade pelo seu agressor. De um ponto de vista psicanalítico, pessoas que possam ter desenvolvido ao longo de experiências na infância com seus familiares ou cuidadores, algum traço de caráter sádico ou masoquista implícito em sua personalidade, podem em certas circunstâncias de abuso desenvolver sentimentos de afeto e apego, dirigidos a agressores, sequestradores, ou qualquer perfil que se encaixe no quadro geral correspondente a síndrome de Estocolmo.

 

Há também a possibilidade, amplamente considerada, de que para algumas pessoas vítimas de assédio semelhante, possam desenvolver algum mecanismo inconsciente irracional de defesa, na tentativa de projetar sentimentos afetivos na figura do sequestrador ou abusador que possam “amenizar” ou tentar “negociar” algum tipo de acordo entre a relação vítima/agressor na tentativa de reduzir a tensão entre os entes envolvidos. Caminho aberto para os sentimentos de culpa.

 

De uma forma geral, estes processos psíquicos inconscientes e sua relação entre vítima/agressor, podem perfeitamente ser entendidos em uma ampla gama de contextos onde a situação de agressor e abusado se repete. Inclusive no caso de mulheres que sofrem agressão por parte dos cônjuges e mesmo muitas vezes tendo recursos legais e apoio familiar para abandonar o agressor, ainda persistem em conviver sob a atmosfera de medo.( Wikipédia)

 

 

Uma atração fatal perfeita, que alimenta somente a dor, sem espaço para a Luz.

 

Dava para sentir o clima dentro do CISCOS. Era tenso, pesado, sofrido…

 

A assistência era intensa. Trabalhavam  no socorro destas vítimas de si mesmos, mulheres, muitas, muitas mulheres. Tinham uma fibra, uma força, e atendiam uma quantidade enorme de espíritos nestas condições deploráveis. Era muita dor reunida.

 

 

– Hoje temos muito trabalho a fazer, precisamos de vocês com o que tiverem de melhor para vibrar. Relaxem, vibrem o melhor, elevem suas vibrações… mantenham as vibrações bem altas… relaxem… as melhores vibrações….

– …. mantenham as vibrações altas…

– … segurem as vibrações, cuidado, elevem…

 

Ficamos quase 20 minutos dando sustentação no atendimento destas mulheres de fibra, em total silêncio.

 

vamos pensar nos trabalhadores da Casa. Peguem as listas de presença, coloque no meio da sala… todos vão receber, para nós é fácil ir até a casa de cada umprecisamos fortalecer a Casa, os trabalhos

 

Os cadernos de presença, com o máximo de listas assinadas foram colocados no centro da sala. Um bom tempo se passou. Veio o pensamento CONFIA, CONFIA

 

ajudamos todos; tem alguns que estamos levando o problema para ser analisado, para ver como vamos ajudar

 

 

Fomos até o jardim do CISCOS. Fonte de cristal, árvore frondosa, água cristalina correndo, margaridas gigantes amarelas, reluzindo… Muita energia para tranquilizar, curar, acalmar, recuperar…

 

 

– Hoje vocês ajudaram, trabalharam muito. Muita gente precisando, muita gente doente, sofrendo por sentimentos ruins, problemas morais,  muita dor porque não se desapegam das ideias velhas. Não querem mudar, ficam grudados na dor e revolta. Tem muitos espíritos machucados que morreram em acidentes e não querem largar a família, ficam correndo atrás dos familiares. Sofrem, estão muito machucados mas não querem mudar as ideias. Trabalho muito difícil para socorrer tanta gente. Vamos continuar, o trabalho não para… Agradecemos ao Pai… Vamos continuar trabalhando nesta Casa, graças a Deus!

 

 

 

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