Vibrações da terça-feira, dia 5 de maio de 2020, no CISCOS
Este período de quarentena mais do que forçada que estamos vivendo, tem as suas vantagens para quem quiser tirar vantagem dela. É questão de focar a atenção.
Normalmente estudamos Kardec, lemos suas palavras, analisamos suas escolhas de temas do Evangelho, como alguém que nos esclarece, nos ajuda a compreender os ensinamentos de Jesus, com o olhar tradicional. Não sei se vou me fazer entender com clareza ou vamos provocar algum desconforto mental ou racional.
Vemos um Kardec que nos liberta de dogmas, rituais, apegos. Está certo que faz parte de seu trabalho monumental em prol da Humanidade. Kardec porém, está muito além deste nosso horizonte restrito. É um tesouro que ainda não compreendemos lá no fim do arco íris.
Preste bem atenção no que acontece com você, com todos nós, no momentos que nos reunimos em preces e vibrações nas noites de terça, quarta e quinta às 20 horas. Fisicamente não estamos reunidos. Porém estamos mais reunidos do que nunca!
O que está nos ligando?
– desprendimento do corpo?
– viagem mental?
– desejo?
– mediunidade?
– pensamento?
– sentimentos?
Como fica sua mente?
– fica grudada no corpo?
– expande tanto que não dá nem para sentir o corpo?
– de desliga de tudo o que está a sua volta?
– mal percebe sons, ruídos, movimentos à sua volta?
– seria o mesmo que fazer um exercício de meditação?
Vamos caminhar por outros caminhos de reflexão…
Aqui em casa, na nossa vibração lemos o capítulo 9 do ESE . 1 – Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra. (Mateus, V: 4).
“Por essas máximas, Jesus estabeleceu como lei a doçura, a moderação, a mansuetude, a afabilidade e a paciência. E, por consequência, condenou a violência, a cólera, e até mesmo toda expressão descortês para com os semelhantes… É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei de amor e caridade, que deve regular as relações entre os homens, mantendo a união e a concórdia…. Ao esperar os bens do céu, o homem necessita dos bens da terra para viver.”
Hoje estava fazendo uma releitura da PNL – Programação Neurolinguística e me chamou atenção o cuidado com as situações de conflito no mundo das relações Humanas.
“A Programação Neurolinguística é uma ciência voltada para os estudos dos modelos mentais. A ideia é entender como os pensamentos são formados e afetam nossos comportamentos e aprendizados. Ela também pode ser compreendida como um conjunto de ações que contribuem para entender e transformar processos cognitivos relacionados ao modo de falar, ser e agir.
A PNL explica como organizamos nossas emoções e sentimentos e, assim, compreendemos a nós mesmos, os outros e as realidades à nossa volta. Por meio de estudos científicos, a técnica retrata como estabelecemos padrões mentais para reagir às mais diversas situações, decisões e atitudes.
- neuro = diz respeito aos nossos pensamentos;
- linguística = relaciona-se à forma como usamos as palavras e comportamentos para mudar a nós mesmos e os outros.
PNL é, basicamente, a arte de FAZER ACONTECER.
Princípios da PNL
- comunicação: a forma como nos comunicamos e as palavras que usamos determinam nossa realidade e a maneira como enxergamos o mundo;
- processamento da informação: captamos as informações de formas diversas. Você pode, por exemplo, ser mais auditivo ou mais visual;
- ancoragem: transformar eventos adversos por meio de ancoragens positivas. Exemplo: em vez de sentir pânico de falar em público, você lembra de situações alegres, que enfraquecem o medo;
- tempo: o presente é a única coisa que existe e é nele que devemos concentrar todos os esforços, de forma que tenhamos um bom futuro;
- rapport: técnica usada para criar empatia e conquistar a confiança dos mais diversos perfis de pessoas.
A Programação Neurolinguística traz inúmeros benefícios para a vida. Ela ajuda a controlar os pensamentos e as emoções e a ter mais concentração, além de contribuir para que você tenha ações bem alinhadas com seus objetivos e metas, nos âmbitos pessoal e profissional.
A PNL pode ser aplicada em diversos campos da vida de forma eficiente, possibilitando conquistar resultados concretos e em pouco tempo.
- busque se conhecer melhor: tente entender crenças, motivações e outros fatores que te impulsionam ou te travam. É um ótimo primeiro passo para começar a promover mudanças na sua vida;
- conheça as técnicas de PNL: procure entender as premissas da Programação Neurolinguística para, assim, estar efetivamente bem preparado para aplicar os exercícios;
- encare as novidades com a mente: não adianta praticar a PNL se você duvidar dos seus benefícios. Por isso, é essencial que você se livre de preconceitos e tire o melhor proveito das ideias apresentadas;
- não tenha receio de praticar: você só conquistará os resultados da PNL por meio da prática. Portanto, experimente exercícios — como fazer afirmações positivas — e sinta as mudanças pouco a pouco;
- nunca desanime: um dos pressupostos da PNL baseia-se no fato de que não existe nenhum tipo de fracasso. Isso é muito importante, principalmente nos momentos em que você se sentir desanimado. Lembre-se de que não existe mágica e os resultados podem demorar a acontecer. A PNL é um processo no qual você compreende a si próprio cada vez melhor e isso não acontece da noite para o dia.
É uma ciência que ajuda as pessoas a terem uma maior compreensão sobre si mesmas.
Com a ajuda da PNL, será possível melhorar seus hábitos e se libertar de medos e crenças limitantes que estão impedindo que você atinja seu máximo potencial.
Dessa forma, você terá uma vida com muito mais produtividade, qualidade e possibilidade de alcançar objetivos, bater metas e realizar sonhos….”
“Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra”
Agora vamos refletir com o exercício que estamos praticando terça, quarta e quinta-feira, à distância, no conforto de nossas casas.
“ O cérebro e a mente não são a mesma coisa. O cérebro é a estrutura física presente dentro de nossa cabeça, enquanto a mente é um conceito mais abstrato que produz e armazena sentimentos e pensamentos. O estado de espírito da mente é muito influenciado pelo que sentimos e pensamos. Quando sentimos amor e alegria, a mente fica em paz. Quando sentimos medo, inveja e ódio, ela passa por perturbações. No estado perturbado, há um desperdício constante de energia e não conseguimos relaxar.”
“Muitas pessoas não acreditam que podem treinar a mente assim como podem treinar músculos, mas isso é possível. A mente assume a forma que você der à ela! Depois de treiná-la a pensar ou trabalhar de tal modo, ela terá mais facilidade para seguir o mesmo caminho mais tarde. Treine-a a pensar de modo positivo ou gerar ideias inovadoras, ou treine-a para solucionar problemas de modo criativo, tudo depende do que deseja alcançar. Obviamente, pode ser difícil começar o treino e torná-lo um hábito.”
“A expansão da consciência envolve a ampliação das percepções sobre si mesmo e em relação ao universo. Através dela, uma pessoa deixa de viver no modo automático e abre seus olhos para entender seus sentimentos, emoções e as reações que eles geram em seus pensamentos e comportamentos.”
“Ao expandirmos enxergamos novas possibilidades, nos reconectamos com o “Eu Superior”, abraços o divino dentro de nós e nos libertamos dos medos, repressões e sofrimentos.
A expansão da consciência é uma longa e bela jornada que todos temos que percorrer. Quando ampliamos nossa consciência rompemos barreiras da percepção, enxergamos uma realidade maior e começamos a escapar das ilusões e dos medos.”
“Não é o mundo que precisa mudar – é a nossa consciência que devemos elevar”. Rasheed Ogunlaru
“Elevar sua consciência, significa apenas tornar-se mais autoconsciente. Estando mais em sintonia com os seus pensamentos, sentimentos e emoções, você pode expandir sua percepção da realidade. Elevar sua consciência envolve esticar sua mente além de sua zona de conforto para entrar em um sentido mais profundo de compreensão. Esse entendimento é ver por si mesmo que estamos todos conectados e somos todos um. Desde um átomo até uma galáxia, tudo está conectado.”
“O conceito de consciência espiritual não é necessariamente sobre a ligação com um poder divino superior, mas também a conexão com a natureza e a si mesmo.
Depois de ter estabelecido a conexão, você vai ver a vida de uma perspectiva totalmente diferente. As pessoas com um senso altamente desenvolvido de consciência espiritual são menos propensas à depressão, vício, manipulação e controle.”
“Pessoas bem-sucedidas se cercam de amigos talentosos e colegas que partilham sua visão. O alinhamento de várias mentes criativas é mais poderoso do que apenas uma. “Um grupo de cérebros coordenados (ou conectados) em um espírito de harmonia irá fornecer mais energia do pensamento que um único cérebro, assim como um grupo de baterias vai gerar mais energia do que uma só bateria.” (Andrew Carnegie)
“Se relacione com outras pessoas inteligentes e aprenda com elas. Nosso cérebro é um “transmissor e receptor de vibrações de pensamento”, absorvendo os pensamentos de outras pessoas que nos rodeiam — o que torna ainda mais importante estar com pessoas inteligentes, criativas e positivas. Cada cérebro humano é capaz de captar vibrações de pensamento que estão sendo liberadas por outros cérebros” (Napoleon Hill)
Agora faça a pergunta para você mesmo. Expandir a mente para que?
É para cuidar do que está fora de você e não te pertence, a não ser por você pertencer à Humanidade, ou, é para expandir suas forças e capacidades, para melhorar, conquistar, realizar, a si mesmo?
Voltemos à Kardec.
“Ao esperar os bens do céu, o homem necessita dos bens da terra para viver. A passagem dos Espíritos pela vida corpórea é necessária, para que eles possam realizar, com a ajuda do elemento material, os propósitos cuja execução Deus lhes confiou. É ainda necessária por eles mesmos, pois a atividade que então se veem obrigados a desempenhar, ajuda-os a desenvolver a inteligência.
A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade.
O homem não possui como seu senão aquilo que pode levar deste mundo. O que é, então, que ele possui? Tudo o que se refere ao uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais.
Não penseis, porém, que aos vos exortar incessantemente à prece e à evocação mental, queiramos levar-vos a viver uma vida mística, que vos mantenha fora das leis da sociedade em que estais condenados a viver. Não. Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens.”
Expandir a mente para que?
É possível expandir a mente e ao mesmo tempo ter medo de pensar? Medo de romper tradições? Temor de contrariar dogmas? Reverenciar a pobreza e condenar a riqueza? Analisar conceitos e preconceitos familiares? Condenar os diferentes de você? Ter pavor da morte?
Doutrina Espírita não nasceu como religião. Nasceu como Filosofia e Ciência baseada, sedimentada, sustentada, amparada, iluminada pelo Cristo Jesus de Nazaré.
Veja com olhos de ver, analise com inteligência. Nosso patrono inspirador, Chico Xavier, atendia na simplicidade extrema da Casa da Prece. Nunca se filiou a Federação alguma, à nenhuma instituição. Suas reuniões de domingo eram ao ar livre, com as pessoas sentadas em bancos toscos, debaixo de uma árvore, o abacateiro. Não fundou nenhuma religião, tinha uma reciprocidade com a FEB que publicava seus livros e ficava com os direitos autorais.
Expandir a mente para que?
Site recomendado: https://pt.wikihow.com/Expandir-Sua-Mente