Grupo Espírita CISCOS
3ª feira 17 de maio de 2022, 19:30hs
EXPANSÃO MEDIÚNICA grupo Maria de Nazaré
Você já andou de tapete mágico? Pois é, no trabalho de hoje, voamos de jardim mágico.
Tudo começou desde ontem, quando enviamos para todos o assunto do trabalho de hoje. Alguns trabalhadores, se viram em pleno trabalho desde a noite passada.
Abrimos nossa EXPANSÃO MEDIÚNICA com limpeza das nossas mentes com alecrim. Com as energias do alecrim fomos organizando, equilibrando, orientando, tranquilizando nossas mentes. Quando sentimos que chegou ao equilíbrio, fomos descendo as energias por traz do pescoço, pela coluna, até chegar na altura do coração e abraça-lo.
Com as energias equilibradas vindas da mente, envolvemos nossos corações nestes fluidos até perceber que os sentimentos estavam leves, tranquilos, calmos…
Depois envolvemos toda nossa barriga, todos os órgãos internos, harmonizando suas funções, trazendo equilíbrio nas células, imaginando cada um trabalhando com tranquilidade e precisão…
Fomos para nossos órgãos de reprodução e ampliamos nossa capacidade criadora. Com a energia criadora, buscamos o equilíbrio de nossas mentes, de nossos sentimentos, de nosso organismo para encontrar SOLUÇÕES. Soluções mentais, emocionais, físicas, materiais, e de relação.
Já bem tranquilos, passamos a conversar com nossos amigos protetores e com nossos protetores amigos. A Casa dos CISCOS sempre nos acolhendo com muito carinho e amparo. Exercitamos a sinceridade. Temos que aprender a falar a verdade de nossos problemas e necessidades com esses amigos espirituais. Não ficar com medo de contar o que realmente está acontecendo, o que está nos afligindo. Para poder explicar, temos que abrir o problema para nós mesmos. Por um tempo ficamos mentalmente, contando para os protetores o que nos afligia.
A leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo foi capítulo 6, item 8.
“Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que a suplicam. Seu poder cobre a Terra, e por toda parte, ao lado de cada lágrima, põe o bálsamo que consola. O devotamento e a abnegação encerram profundo ensinamento: a sabedoria humana reside nessas duas palavras. O coração bate melhor, a alma se acalma, e o corpo já não sente desfalecimentos.”
Passamos a estudar o tema sobre plantas e ervas na nossa vida. Segue o texto base do estudo:
As plantas são seres vivos, têm capacidade purificar e melhorar a qualidade do ar, funcionam como uma barreira contra as irradiações eletromagnéticas, e ainda podem repelir ou transmutam as energias de uma casa. Esse processo acontece por meio do campo energético delas. Tudo que tem vida vibra e essa vibração interfere na energia dos ambientes e das pessoas.
As plantas são uma ponte entre a energia presente no planeta e o nosso corpo. Ao tomar um chá, cuidar do jardim, acender um incenso ou até mesmo abraçar uma árvore, você está assimilando essa energia para si.
As plantas são as nossas professoras da vida, pois nos ensinam a esperar tudo no tempo certo. Sempre tão sábia, em seus pequenos detalhes, a natureza diariamente nos ensina sobre a nossa vida, o passar do tempo, a capacidade de sentir e também sobre as etapas de nosso crescimento.
As plantas trazem uma série de benefícios, entre os quais: harmonia nos relacionamentos, conquista de metas, cura de emoções negativas, melhora da memória, alívio do desgaste emocional e desenvolvimento do perdão e da compaixão.
Se todas as plantas têm o poder de transmutar energias, é claro que nada disso vai funcionar se a planta estiver em sofrimento. Portanto, antes de se beneficiar de suas propriedades energéticas, verifique se ela terá as condições necessárias para sua sobrevivência, para então vibrar positivamente.
Assim como os seres humanos, as plantas também têm um campo de energia ao seu redor. Através da fotografia do campo energético, também conhecida como fotografia Kirlian, é possível analisar o padrão energético dos indivíduos e visualizar a aura (campo energético) das plantas.
As plantas são capazes de doar sua energia para repor a nossa. Isso é o que chama troca de energia, ou seja, a planta doou energia para repor a de quem está no ambiente.
Podemos usar a energia das plantas para melhorar e equilibrar emoções e pensamentos, atuando nas questões emocionais, da mente, do espírito e do corpo, tanto do ser humano quanto de outros seres vivos, ambientes e plantas.
Todos nós emanamos e absorvemos energia através de centros de energia conhecidos como chakras. Isso faz com que tenhamos ao nosso redor um campo de energia conhecido como aura. Esse campo está impregnado com nossos sentimentos e emoções, ou seja, quando estamos tranquilos, nossa aura emana energias de equilíbrio e, quando estamos tristes, emana energias desequilibradas e prejudiciais.
Sentimos emoções como medo, raiva, ansiedade, tristeza… e, ao sentirmos isso, geramos um desequilíbrio nos nossos centros de energia. Quando isso passa a ser algo normal se torna um problema. Quando você passa a conviver com esse tipo de sentimento diariamente as consequências começam a se manifestar como doenças.
As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. As plantas medicinais são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças.
Seguem as plantas e ervas que curam, mais presentes no dia a dia da nossa casa. Façamos delas nossas aliadas e amigas constantes.
Alecrim – É uma erva que tonifica pessoas e ambientes. Considerada também um poderoso estimulante natural, favorece as atividades mentais, estudos e trabalho. Aumenta o ânimo e a vitalidade das pessoas. O chá desperta alegria.
Alho – É um ótimo remédio natural, contém vitaminas A, C, B6 e B1 e os minerais selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio. Além disso ele estimula o ganho de massa magra, fortalece o sistema imunológico, combate resfriados, tem ação desintoxicante, ajuda a controlar a glicose no sangue, entre outros.
Antúrio vermelho – a cor é associada ao desejo de ação. Ela estimula a atividade e energia em sua casa. Antúrio verde: a cor remete à saúde e à harmonia. Por isso, é ótimo ter essa planta para trazer um efeito de segurança ao local. Funciona como purificador de ar. Estudos da NASA, demonstram que esta é uma das plantas mais indicadas para eliminar gases tóxicos de ambientes internos.
Arnica – Além da capacidade de combater contusões, torções, hematomas e processos inflamatórios, é também ótima cicatrizante e analgésica.
Azaleia – Com arbustos de folhagem verde-escura, suas flores podem ser simples ou dobradas, de cores diferentes como branco, rosa, vermelho ou mesclado. A azaleia é ideal para irradiar o fluxo da energia positiva e harmonizar o ambiente contra energias negativas.
Avenca – Muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental, pois tende a murchar com quedas de energia. Ela absorve a energia ruim de quem entra na casa, mesmo que não seja diretamente contra você. Mas a planta é tranquilamente revitalizada. Basta mantê-la sempre úmida e adubada. Diz a tradição que não se deve ter avença onde tem moça casadoira. Precisamos estudar mais sobre a avenca, ela guarda alguns segredo que ainda não devendamos.
Camomila – Entre suas principais propriedades estão alívio de dores de estômago, ajuda a dormir melhor, relaxa os músculos, ajuda nas cólicas menstruais, combate resfriados e gripes e estimula o sistema imunológico.
Canela – tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Capim-cidreira – Esta erva serve como diurético, controla os gases intestinais, ajuda na digestão e tem efeito calmante.
Cebola – possui propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes e, por isso, consumir cebola regularmente é uma ótima forma de manter a saúde do coração. Limpa o ambiente. Ajuda a prevenir e a combater doenças como a gripe, resfriados, amigdalite, asma e alergias, assim como câncer e infecção isso porque é um alimento rico em quercetina, antocianinas, vitaminas do complexo B, C e outros compostos antioxidantes que proporcionam ação antimicrobiana e anti-inflamatória. Colocar rodelas de cebola no quarto de dormir evita problemas respiratórios, desobstrui as narinas, diminui as secreções e melhora a tosse. Não guardar cebola cortada e aberta na geladeira, ela atrai e absorve tudo o que estiver fluindo dentro do ambiente.
Coentro – controla dos níveis de colesterol e glicose no sangue, evitando doenças como infarto e diabetes. Além disso, o coentro tem altas quantidades de potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, controlando a pressão alta. Por ter boa concentração de vitamina C e vitamina A, o coentro também favorece o combate aos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo a hidratação e a firmeza da pele. O coentro tem um potente efeito antioxidante que ajuda a desintoxicar o fígado, pois facilita a eliminação de toxinas.
Cravo – Tem diversas propriedades medicinais, como antisséptico, cicatrizante, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-inflamatório e calmante.
Erva-doce – Pode ser usada para má digestão, gases, dor de barriga ou artrite. Entre suas principais propriedades estão ação expectorante, um ótimo tônico, cicatrizante, calmante e diurético.
Gerânio – Tem grande ressonância com a Mãe Terra. É uma energia astral.Transmite consolo e equilíbrio, assegura tranquilidade e segurança, incentiva calma, firmeza e determinação.
Hortelã – Planta do bem-estar. Ter um pé de hortelã em casa é uma boa maneira de combater os medos. Um banho de hortelã, com manjericão e alecrim, é indicado para renovar as energias.
Lírio-da-paz – Purificador do ar, ajuda no equilíbrio do ambiente e combate pensamentos ruins. Atrai paz e pureza para o ambiente. Limpa as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos celulares e eletroeletrônicos.
Louro folha – fonte de vitaminas A e C, e também de minerais como selênio e potássio – componentes que são excelentes antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. Como se não bastasse tudo isso, as folhas de louro têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
Manjericão – Ajuda a limpar e dinamizar a energia do ambiente. Acumula benefícios para a saúde e estimula a concentração. Banho de manjericão com hortelã limpa todas as negatividades.
Mel – possui propriedades nutritivas e terapêuticas, rico em antioxidantes, sendo capaz de proteger as células do envelhecimento precoce e regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuindo o risco e acúmulo de gordura nas artérias e o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Pimenta – tem propriedades medicinais comprovadas, atua como cicatrizante de feridas, antioxidante, dissolução de coágulos sanguíneos previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evita hemorragias, aumenta a resistência física. Além disso, influencia a liberação de endorfinas, causando uma sensação de bem-estar muito agradável, na elevação do humor. O valor nutricional da pimenta é relativamente alto, por constituir boa fonte de vitaminas C e A. Apresenta ainda cálcio, ferro, caroteno, tiamina, niacina, riboflavina e fibras. Antioxidantes como as vitaminas A e E, o betacaroteno e os flavonóides — abundantes nas pimentas, são fundamentais para neutralizar os radicais livres
Pimenteira planta – Sua principal propriedade é absorver energias negativas e pensamentos ruins, protegendo os moradores.
Salsa salsinha – tem ação antioxidante, é rica em vitamina C, ferro e manganês. Isso tudo auxilia no processo de combater radicais livres e envelhecimento. Possui propriedades diurética, antibacteriana, antidiabética, imunomoduladora, citotóxica e nefroprotetora. Pode ser utilizada no tratamento de doenças renais, como infecções urinárias e pedra nos rins, e para pressão alta, já que tem propriedade diurética.
Suculentas – converte os contaminantes suspensos no ar em alimentos vegetais, purificando o ar da sua casa. Traz maior umidade para o ambiente e limpa o ar. Como as plantas liberam água, elas podem aumentar a umidade da sua casa. O aumento da umidade, por sua vez, pode melhorar as queixas comuns de saúde, incluindo: Dor de garganta. Planta ideal para quem mora na cidade.
Vinho – é rico em compostos nutricionais muito importantes para a nossa saúde: os polifenóis, que podem atuar em diversas áreas do nosso corpo, como na menor deposição de colesterol e placas de gordura nas nossas artérias. Atuam na prevenção de doenças degenerativas e do coração, do câncer, da osteoporose e do envelhecimento precoce. Auxiliam no bom desempenho do sistema imunológico, na proteção contra infecções e no aceleramento do metabolismo. Melhoram a memória, as funções motoras, hepáticas e renais, e o funcionamento saudável do sistema gastrointestinal. o álcool encontrado no vinho atua como um vasodilatador natural, auxiliando a controlar a pressão sanguínea. Contraindicações de consumo para gestantes, portadores de doenças no fígado ou pâncreas, e pessoas que usam medicamentos controlados.
Violeta – Suas folhas verdes e redondas ajudam no relaxamento e purificam o ambiente. Suas flores iluminam o espírito, transmitindo tranquilidade e segurança interna.
É interessante porque mesmo todos já tendo conhecimento desse assunto, o quanto temos para aprender com as energias das plantas. Um desses aprendizados é utilizar com mais frequência os incensos.
Para o brasileiro em geral existem dois tipos de incensos. O da macumba e o dos indianos. Com isso perdemos de nos beneficiar com as energias que os incensos oferecem para cada situação. Usar incenso da Umbanda, só se for escondido. Usar os incensos ditos indianos, bem perfumados, pode ser bem exposto. Cada incenso traz a energias das plantas nele concentradas, com a função característica.
Um dos principais benefícios atribuídos ao incenso é a purificação energética do ambiente, além da atração de boas energias. Ele também pode facilitar as práticas de meditação e Yoga, pois colabora com a conexão – relaxando a mente, promovendo o foco e diminuindo a ansiedade.
O incenso é feito de ervas, aromas, resina, madeira, óleos essenciais e várias outras matérias-primas. Suas formas mais comuns no mercado são encontradas em varetas, pó, pastilhas.
Alfazema: bom para crianças e pessoas sensíveis, traz paz de espírito e tranquilidade, limpando o ambiente.
Arruda: protege contra o mau olhado e serve para limpeza de ambientes.
Camomila: apazigua os ânimos e acalma o sistema nervoso.
Canela: bom para transações comerciais, também é antisséptico e curador.
Rosa branca: purifica o ambiente além de trazer paz e harmonia.
Cravo: ajuda na recuperação da voz.
Flor do campo: proteção espiritual e paz.
Salvia: é capaz de limpar, purificar e tirar todas as energias retidas da casa.
Eucalipto: para ter mais foco e clareza nas ideias.
Lavanda: é aconselhada para quem procura um novo trabalho.
Mirra: pode lhe ajudar nos seus planejamentos, principalmente se você está com dúvidas sobre alguma decisão ou plano.
Sândalo: para clarear a mente para que as ideias possam surgir com mais facilidade no dia a dia
Era assunto que não acabava mais. O importante é entender que as plantas, as ervas, existem para nos ajudar. Estão o tempo todo a nossa volta, e não utilizá-las, não dar o seu devido valor, é uma perda. Muitos têm essa riqueza nas mãos e joga fora por preconceito, limitações religiosas, e falta de bom senso. Bem diz o ditado: “uns gostam do olho, outros da remela”.
A cultura, o conhecimento das ervas medicinais e de limpeza, caminha junto com a humanidade. A vida urbana, vai aos poucos destruindo esse conhecimento, principalmente com o crescimento da indústria farmacêutica. O remédio da farmácia traz alívio imediato dos efeitos. As ervas nos ajudam a cuidar das causas.
É claro que plantas e ervas não modificam nossas ações. Cada um é dono de suas escolhas. As plantas e ervas estão ao nosso lado para aliviar a dor, a tristeza, o desanimo, a maldade, e estimular as boas energias.
Pedimos para nossos amigos espirituais que viessem conversar conosco sobre o assunto estudado.
“Que bom que Deus permitiu que toda a humanidade usufruísse destas forças da natureza! Mas tem tanto conhecimento a ser descoberto! Mas muitos vocês devem estudar porque já é do conhecimento da Terra. Aqui mesmo entre vocês, aproveitem muito desse conhecimento que aprenderam, usem e abusem. Aproveitem todo esse conhecimento. Vocês devem ir atrás dessas informações.
As plantas dão o retorno. Você dá amor, você recebe o amor. É uma troca. Então vocês usem, estudem sobre o poder das plantas”.
Outra amiga espírito também veio conversar…
“Boa noite
Eu não sou mais entendida de plantas, mas aproveitem essa oportunidade, esse ensinamento, que tiveram aqui. Aproveitem, abracem, aproveitem, o que vocês estão aprendendo agora, o que vocês estão acompanhando agora.
Os amigos vão chegar e vão falar para vocês, acompanhar vocês em seus lares, e dar indicações do que deve ser feito em seus lares, como vocês devem fazer, peçam ajuda que nossos irmãos com certeza vão entrar em seus lares, vão indicar as plantas. Roguem.
Eles tem esse conhecimento, eles podem trazer esses benefícios aos vossos lares, às vossas vidas e aos vossos corações”.
Após estas agradáveis visitas dos companheiros espirituais, fomos todos para o jardim do CISCOS. Lá mentalizamos o máximo de plantas, flores, árvores, água, bancos, pedras, folhas secas pelo chão, sentimos o aveludado das pétalas de flores…
Foi aí que viajamos, voamos de jardim mágico, como um tapete mágico! Fomos para nossas casas, locais de trabalho e onde mais sentimos vontade. Entramos com esse jardim dentro das casas, dos ambientes, levamos toda essa energia para onde era preciso. Ficamos um bom tempo curtindo o momento, a situação…
Para encerrar, captamos energias com as mãos para o alto, e mais uma vez preenchemos nosso SER, nosso corpo, com o melhor que pudemos captar.
Obrigada Mestre Jesus, obrigada Perfeição do Universo, obrigada Pai Maior!