Hoje, 20 de julho é DIA DO AMIGO.
Foi pensando nisto, nos amigos do coração que surgiu a ideia de reciprocidade. Fui dar uma olhada no que tem por aí sobre o assunto.
Você já ouviu falar da Lei da Reciprocidade?
Com certeza milhares de vezes….
Vejamos como é definida pelos dicionários, estudiosos e pesquisadores:
substantivo feminino
Estado do que é recíproco, mútuo, do que se realiza ao mesmo tempo que outra coisa; em que há troca, cooperação; reciprocação.
O que significa Recíproco:
Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro.
“Lei, no sentido cientifico, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com regularidade. É uma hipótese geralmente simples, mas, de abrangência geral que, sendo exaustivamente confrontada, testada e validada frente a um amplo e diverso conjunto de fatos, dá-lhes sempre sentido cronológico, lógico e causal, e por tal recebe um título de lei”
Definição de ESPIRITUAL: “Espiritual é tudo aquilo que transcende tempo e espaço, e que está conectado com a essência e o propósito da existência humana.”
a Lei da Reciprocidade mais conhecida, ensinada por Jesus, “Não julgueis, e não serão julgados”; “Cuidado com o tipo e a severidade do julgamento aos outros, pois eles retornarão para você na mesma medida”, e “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhes também vós…”.
A Lei da reciprocidade é também conhecida como a regra de ouro, porque sua premissa é que devemos tratar o outro como gostaríamos de ser tratados.
A Lei da Reciprocidade é uma das colunas básicas que sustentam toda a obra da Criação. Também conhecida como Lei do Retorno, Lei da Semeadura, Lei de Causa e Efeito, ela faz retornar multiplicadamente a cada pessoa aquilo que ela mesma produziu com suas intuições, pensamentos, palavras e ações. Devolve a cada indivíduo exatamente o que foi por ele gerado, não importando se foram coisas boas ou más.
Pesquisando as famosas “frases” fiquei um pouco decepcionada com os conceitos de RECIPROCIDADE. A maioria está focada no retorno. Quero meu amor de volta… Mas insistindo mais um pouco encontramos:
“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.” Platão
“Reciprocidade
O discípulo abeirou-se do orientador e queixou-se magoado:
– Instrutor amigo, o pior de tudo em meu aprendizado é adquirir a ciência do relacionamento. Creio estar lutando inutilmente contra a animosidade alheia… Auxilie-me, por favor. De que modo agir para viver com a intolerância e com o azedume dos outros?
O mentor refletiu, por alguns momentos, e esclareceu:
– Sim, a indagação é justa. Mas para que tenhamos uma resposta clara, é importante considerar que os outros, igualmente, precisam viver contigo.”
Chico Xavier
O conceito de reciprocidade
No início dissemos que cada um de nós já ouviu milhares de vezes o conceito de reciprocidade, porém com uma ligeira diferença de todas as definições que encontramos nos dicionários, e livros de filosofia. Foi como Jesus avisou, explicou, alertou e disse das condições do dar e receber.
“Dá primeiro, receba na mesma moeda ou até mais, depois”
Isto exige muita confiança no Mestre. “dá primeiro e aguarde de resultado com a certeza de que receberá muito mais do que deu” “Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas” João 14:12
Quer ver como Jesus te ensinou a verdadeira Lei da Reciprocidade? “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” Mateus 6
- JESUS: Eu e o Pai somos Um
- O Pai e Jesus me perdoa sempre
- Porque eu perdoo sempre
- A quem você perdoa?
- Perdoo a qualquer um que me fizer mal, ou esquecer de me fazer o bem
Não aparece quem é que é o perdoado; é uma RECIPROCIDADE, um pacto, um combinado, entre o Eu e o Mestre
Quem bom ter amigos! Que o Pai e o Mestre Jesus abençoe todos nossos amigos!!!!!!!!!!!! Desejo que VOCÊ seja muito abençoado(a) Pelo Mestre e pelo Pai