Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas (adaptação para o CISCOS) 6
Por Rafael da Luz
CONTINUAÇÃO…
4ª Etapa:
Criar um Plano (continuação da 4ª parte)
Recordando: basicamente, existem 5 corpos principais em nossas vidas:
- Corpo Físico
- Corpo Mental
- Corpo Emocional
- Corpo Social
- Corpo Espiritual
E dentro destes 5 grandes corpos, existem muitas áreas, como por exemplo:
Saúde
Família
Finanças
Lazer
Amigos
Amor
Carreira/Trabalho
Produtividade/Tempo
Aperfeiçoamento Pessoal/Estudos
Espiritualidade/Propósito/Realização/Plenitude
Você já descobriu seus objetivos…
Já escreveu suas metas…
Já descobriu qual sua meta mais importante, aquela que pode fazer sua vida deslanchar positivamente?
Agora está VISUALIZANDO sua principal meta…
Como eu crio uma meta específica excelente?
- Reflita:
- Pesquise:
- Defina marcos:
- Estabeleça prazos: .
- Registre. ESCREVA:
- Represente VISUALMENTE:
Ao VISUALIZAR e redirecionar suas ATITUDES, você aprenderá a dominar seus PENSAMENTOS, alcançando objetivos que antes pareciam inatingíveis. O otimismo substituirá a falta de esperança; a sensação de fragilidade diante das circunstâncias se transformará em confiança.
Existe uma lição mágica no teatro: se você se concentrar em fazer o que o personagem faz, logo você será o personagem.
Cada um de nós é movido por um sistema de hábitos e preferências inconscientes, cultivados desde que nascemos e fortalecidos por meio da repetição. Esses comportamentos e atitudes formam um tipo de piloto automático que, silenciosa e eficientemente, gerencia a maioria das tarefas e decisões que enfrentamos todos os dias, conservando uma preciosa energia mental e a iniciativa para aplicar em novos aprendizados, solução de problemas e geração de ideias.
Operando disfarçados, os hábitos profundamente enraizados do piloto automático nos levam a resultados individuais bons ou ruins. Em outras palavras, não pensamos no que fazemos; simplesmente o fazemos, sem ter consciência de como o nosso piloto automático nos conduz em direção ao sucesso ou ao fracasso.
Quando decidimos mudar o rumo de nossa vida – VISUALIZAR NOVAS METAS E OBJETIVOS PESSOAIS –, o piloto automático logo começa a trabalhar em modo de resistência; e desativar qualquer parte do seu piloto automático pessoal requer um esforço enorme. Ele gosta de rotina e resiste às mudanças. Quanto mais mudanças na forma de pensar e VISUALIZAR seu hoje, seu agora, maior é a resistência para superar.
Os maiores inimigos das nossas mudanças para melhor, são as emoções negativas de todos os tipos. As emoções e pensamentos negativos e de desanimo, puxam você para baixo, drenam suas energias e tiram sua alegria de viver.
As emoções negativas do medo, da autocomiseração, da inveja, do ciúme, dos sentimentos de inferioridade, da raiva, da auto desvalorização, são causadas basicamente por quatro fatores dentro de nós. Analisando, trabalhando, trazendo para a consciência estes fatores que prejudicam você, seus pensamentos e emoções negativos se enfraquecem e passa a existir muito espaço para fluir amor, paz, alegria, entusiasmo pela vida, novas atitudes.
Preste muita atenção em você com este hábitos:
- JUSTIFICAR – achar sempre razões para sua negatividade, para seus fracassos, para sua falta de animo, para o seu não fazer ou fazer errado.
- RACIONALIZAR E ENCONTRAR DESCULPAS – para de se enganar, justificar o que não faz, não fez ou não quer fazer. Racionalizar mantém ativas as suas emoções negativas. Você precisa sempre estar ocupado para acusar alguém ou alguma coisa, pelos seus sentimentos ruins.
- SENSIBILIDADE EM EXCESSO. Muita preocupação com o que os outros vão pensar, criticar, falar de você. Este comportamento mantem seus sentimentos de raiva, constrangimento, vergonha, sentimentos de inferioridade, depressão, autocomiseração, desespero. Assuma seu EU.
- CULPAR – pare de culpar os outros pelos seus problemas. Você é responsável pela sua vida, pelo que pensa e pelo que faz. “Eu sou responsável”.
- Risque, assinale suas realizações uma a uma: conforme você atingir cada etapa da sua VISUALIZAÇÃO otimista, positiva viável, vá riscando no papel aquilo que você já completou. Marque novas ideias que vão surgindo.
- Seja flexível: novas possibilidades sempre! por isso esteja preparado para ter flexibilidade e, muitas vezes, improvisar.
- Revise constantemente: olhe para o seu plano e se conecte com ele, VISUALIZANDO. Crie este novo hábito: ESCREVA SUA LISTA diariamente. Cada dia aparece uma coisa nova.
- Persista até atingir: se for necessário mude o prazo que você deu a si mesmo, analise o que está faltando na sua VISUALIZAÇÃO. Acredite em você.
- Transforme e transmute: você vai se transformar ao longo do caminho, e por isso o seu plano pode se transformar. Então quando você mudar e sentir que precisa mudar o seu plano, não hesite. Mude. Evolução e transmutação constante fazem parte de uma vida bem-sucedida.
- Crie o HÁBITO de ter sempre novos planos: Assuma o controle das suas emoções, desejos, pensamentos, sua vida.
A transformação é um processo, não um acontecimento.
Continua… Você tem tempo para fazer o exercício antes de passar para a 5ª etapa…