Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo (adaptado para o CISCOS) 4
Em Mentalidade de Crescimento
CONTINUAÇÃO…
4ª Etapa:
Criar um Plano
Recordando: basicamente, existem 5 corpos principais em nossas vidas:
1. Corpo Físico
2. Corpo Mental
3. Corpo Emocional
4. Corpo Social
5. Corpo Espiritual
E dentro destes 5 grandes corpos, existem muitas áreas, como por exemplo:
Saúde
Família
Finanças
Lazer
Amigos
Amor
Carreira/Trabalho
Produtividade/Tempo
Aperfeiçoamento Pessoal/Estudos
Espiritualidade/Propósito/Realização
Você já descobriu seus objetivos…
Já escreveu suas metas…
Já descobriu qual sua meta mais importante, aquela que pode fazer sua vida deslanchar positivamente?
O autor Brian Tracy, quando se refere à Metas diz “minha palavra favorita, em matéria de metas e quando se trata de sucesso de maneira em geral, é “clareza”. Existe uma relação direta entre o grau de clareza que você alcançou a respeito de quem você é e o que quer, com praticamente tudo o que consegue na sua vida.
Agora é hora de descobrir como você vai alcançar as suas metas.
Primeiramente, descubra como você vai alcançar a sua meta mais importante, aquela que você começará a realizar a partir deste momento.
Quais serão seus passos de ação?
Para você criar um excelente plano, faça-se uma pergunta excelente:
Como eu crio um plano excelente?
A qualidade da pergunta é fundamental para que você atinja excelentes resultados. Quando você se pergunta como vai fazer algo de maneira excelente, o seu cérebro responde de maneira excelente.
Depois de se fazer essa pergunta e já ter encontrando algumas respostas, siga mais alguns passos:
Reflita: uma maneira de criar um plano de ação é imaginar já ter conquistado o que você quer conquistar e pensar de trás para frente em todos os passos que foram dados durante o percurso. Pense e anote rapidamente cada um dos passos quando surgirem na sua mente. Se comprometa com a excelência. Deixe o medo de fora, experimente.
Pesquise: muitas vezes você não vai saber quais são todos os passos necessários, por isso você deve pesquisar na internet quais são as etapas necessárias para atingir a sua meta específica. Muitas pessoas já fizeram o que você pretende fazer. Aprenda com elas. Novamente, se comprometa com a excelência.
Defina marcos: Dependendo do tamanho uma meta pode parecer assustadora no início, mas quando você divide uma grande meta em pedaços menores o processo fica mais fácil porque você passa a focar em um único e pequeno passo por vez. Cada passo representa um marco a ser atingido. Defina marcos em ordem de prioridade. Qual marco precisa ser realizado primeiro? Defina do primeiro ao último marco.
Estabeleça prazos: crie prazos finais para atingir os marcos e estabeleça recompensas para quando você atingir cada marco. Não tenha medo de desejar, de sonhar, de querer.
Registre: é importantíssimo dar corpo ao seu plano escrevendo-o por completo. Anote tudo o que você puder a respeito dele. Mesmo achando que não adianta, comece a escrever.
Represente visualmente: após ter o seu plano completamente pronto, crie uma representação visual dele: uma planilha, um gráfico, um fluxograma ou algo do gênero e cole-o na parede do seu quarto, tenha-o sempre fácil de ser visualizado, refletido, alterado, completado….
Vamos dar uma parada por aqui. Tem mais pela frente, mas você tem que ter clareza em cada uma destes passos. Sem pressa, pratique, escreva, visualize, sinta, acredite. Você pode mudar as coisas que te incomodam, você pode construir uma vida mais plena para você… Vá em frente…
Continua… Você tem tempo para fazer os exercícios desta 4ª etapa… e depois continuar…