Que quarta-feira maravilhosa! É para guardar dentro da alma!
Retomamos o ESE cap. 6, O Cristo Consolador, item 6, Advento do Espírito de Verdade. “Venho ensinar…” Quando a mensagem vem do ESPÍRITO DE VERDADE, vem lá de cima, lá do mais alto, é do Mestre Jesus e de todos os seus mensageiros de Luz.
“Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei.” Sofrimento, peso e alívio, precisando de consolação. O Mestre começa informando: vou ensinar você a não sofrer, não carregar peso em seu coração e na sua alma, e vou te aliviar. Ensinar significa, dar um conhecimento que o outro não tem. A mensagem é clara: para parar de sofrer vai ter que aprender o que não sabe, aprender o novo, fazer diferente, sair da zona de conforto, sair da mesmice, parar de fazer a mesma coisa, renovar as ideias, aprender, conhecer, se surpreender, agir como nunca agiu.
O alívio da dor exige ação de quem está com a dor. Como dizia o Chico, “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.” Quando você repete a mesma angústia, a mesma reclamação, sofre a mesma decepção, tem a mesma frustração, repete o mesmo fracasso, sente a mesma falta de amparo, sente a mesma falta de amor, sente o mesmo desânimo, é porque continua fazendo a mesma coisa, repetindo, teimando em não mudar. Mudar dá trabalho, muito trabalho, muito sofrimento. Nosso ego, nosso amor próprio, nossa vaidade, não suporta ter que mudar, ainda mais em relação a outra pessoa, aos outros. É muito sofrimento para nosso ego. Nosso EU é fraco, nosso Self é fraco, mas nosso ego é gigantesco. Em honra ao nosso ego, escolhemos continuar sofrendo, não importa o quanto nem por quanto tempo.
Quando persistimos nos mesmos erros de comportamento e crença, não conseguimos entender a mensagem do Mestre “meu jugo é suave e o meu fardo é leve” e ainda completa “vós sois deuses”! Nossa covardia é maior do que nossa dor. Não temos coragem de arriscar uma mudança, uma nova atitude, novas escolhas, maior discernimento, analisar a situação, desapegar, admitir que existe outras maneiras de viver. Tudo isto a Doutrina Espírita está nos despertando. O Espiritismo não é uma ideia nova, um novo lançamento do ano. É a reunião do conhecimento humano, de milênios de sabedoria, sem o manto do mistério, sem a falsa versão de reservado apenas para iniciados. Está à disposição de todos nós. No Brasil, em especial, podemos comprar um livro espírita até numa banca de jornal, numa banquinha na calçada, num sebo, em qualquer lugar. Fácil de encontrar…
Estamos estudando o LIVRO DOS ESPÍRITOS. Cada pergunta é uma chuva de ideias, pontos de vista, informações atualizadas da Ciência e da tecnologia, atualização de usos e costumes, do jeito que Kardec sempre quis. Renovando sempre o conhecimento, seja na Ciência, na Filosofia ou na Religião. “Semelhantes às estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos” (prefácio do ESE).
Resposta 59: “Os povos fizeram ideias bastante divergentes sobre a Criação, segundo o grau de seus conhecimentos. A razão apoiada na Ciência reconheceu a inverossimilhança de algumas teorias. A que os Espíritos nos oferecem confirma a opinião há muito admitida pelos homens mais esclarecidos. A objeção que se pode fazer a essa teoria é a de estar em contradição com os textos dos livros sagrados. Mas um exame sério nos leva a reconhecer que essa contradição é mais aparente que real, resultante da interpretação dada a passagens que, em geral, só possuíam sentido alegórico.”
O Espiritismo se amplia para aqueles que exercem seu direito de pensar, de se sentir livre para refletir, que tem o poder de escolher. Um choque quando se trata de pessoas aprisionadas. As prisões são infinitas e estão por todo lado. O Espiritismo para uns significa liberdade, para outros é assustador e deve ser evitado a qualquer custo.
O Espiritismo não está contra ninguém, nem contra nenhuma religião, apenas convida à estudar e refletir: “A Ciência, escavando os arquivos da Terra, descobriu a ordem em que os diferentes seres vivos apareceram na sua superfície, e essa ordem concorda com a indicada no Gênesis, com a diferença de que essa obra, em vez de ter saído miraculosamente das mãos de Deus, em apenas algumas horas, realizou-se, sempre pela Sua vontade, mas segundo a lei das forças naturais, em alguns milhões de anos.”
Valoriza o conhecimento humano, exalta a Ciência: “A Ciência, longe de diminuir a obra divina, no-la mostra sob um aspecto mais grandioso e mais conforme com as noções que temos do poder e da majestade de Deus, pelo fato mesmo de ter ela se realizado sem derrogar as leis da Natureza…. Contra a evidência não há raciocínios possíveis, e será necessário aceitar o fato, como se aceitou o do movimento da Terra e o dos seis períodos da Criação… Tudo se explica, pelo contrário, admitindo-se a existência do homem antes da época que lhe é vulgarmente assinalada… As ideias religiosas, longe de perder, se engrandecem, ao marchar com a Ciência…”
Durante toda a tarde, algumas pessoas tiveram uma dificuldade imensa na luta contra o sono. Comentaram no final, que foi difícil manter os olhos abertos…
No trabalho de desobsessão, logo adiante, compreendemos o que tinha acontecido. Foi atendido uma entidade que há séculos, isto mesmo, séculos, está preso na função de vigiar um lugar com uma quantidade incontável de espíritos dormindo. Desencarnados e encarnados, são mantidos naquele lugar, naquele depósito, dormindo. Isto mesmo. Encarnados são mantidos na situação de sono. Encontramos muitos encarnados que nos dão esta impressão, parecem que estão sempre dormindo, não se ligam na realidade, estão sempre em situação de fuga, de isolamento.
– quero sair daqui, mas os chefes não deixam…. já tentei fugir, mas colocaram este cachorro aqui ( um espírito transformado em cachorro) para me vigiar… fugi, mas ele me pegou… tenho medo de sair daqui, não posso falhar…
– para que estes espíritos ficam aqui dormindo?
– para sugar as energias deles… as energias são sugadas e guardadas, é por isto que tenho que vigiar, para ninguém acordar…
– você está vendo que muitos estão acordando, estão sendo despertos e encaminhados…
– não pode, estou há séculos aqui vigiando eles, os chefes vão me pegar, tenho medo…
– não precisa ter medo, você vai ser libertado também
– eles vão me encontrar, vão vir atrás de mim…
– não vão mais te encontrar, fica tranquilo… está vendo esta bolha em que você está dentro?
– você também está me prendendo?
– não estou te prendendo. Você dentro desta bolha fica invisível para eles, os chefes não conseguem ver você e vamos te levar para outro lugar onde eles não alcançam
– e o cachorro, vai também?
– o cachorro por enquanto vai ficar aqui, depois vai ser tratado…
Nos estudos de ontem, terça-feira, André Luiz avisou no livro LIBERTAÇÃO: “Sugam as energias dos encarnados e lhes vampirizam a vida; perseguem as emoções do campo carnal; consomem altas reservas de força dos seres encarnados que as acalentam, desprevenidos de conhecimento superior. Daí, essa aversão com que interpretam qualquer progresso espiritual ou qualquer avanço do homem na montanha de santificação.” Os amigos e professores espirituais do Ciscos não nos deixam sem respostas. As coisas acontecem e imediatamente vem a explicação, orientação, esclarecimento. Se fosse na boca do povo diriam mata a cobra e mostra o pau.
MENSAGEM PSICOGRAFADA
Amigos, venho aqui agradecer a ajuda que um dia vocês me deram, me fazendo sair da situação lastimável em que me encontrava.
Venho para lhes dizer da importância deste trabalho. Eu bem sei, pois fui atendido aqui.
Existem muitos irmãos nossos em estado de alienação há muito tempo e muitos deles se encontram arrependidos do que fizeram ou deixaram de fazer, como um dia me encontrei. Imaginem como se fossem vocês para sair daquela situação horrível.
Muitos desses irmãos estão prontos para serem atendidos, portanto não desistam desse trabalho. Ele é muito importante.
Continuem com afinco.
Muita Paz a todos vocês.