REUNIÃO DE QUINTA-FEIRA, NO FEAS, 14 de setembro, de 2017
GRUPO INÁCIO FERREIRA
Coração
Lembrança, quanta lembrança
Dos tempos que já lá vão!
Minha vida de criança,
Minha bolha de sabão!
Infância, que sorte cega,
Que ventania cruel,
Que enxurrada te carrega,
Meu barquinho de papel?
Como vais, como te apartas,
E que sozinho que estou!
Ó meu castelo de cartas,
Quem foi que te derrubou?
Tudo muda, tudo passa
Neste mundo de ilusão;
Vai para o céu a fumaça,
Fica na terra o carvão.
Mas sempre, sem que te iludas,
Cantando num mesmo tom,
Só tu, coração, não mudas,
Porque és puro e porque és bom!
Guilherme de Almeida
(1890-1969)
O trabalho foi tão lindo que fica difícil de retratá-lo.
Começamos com uma reflexão da passagem em que Jesus se convida para dormir na casa de Zaqueu¹. Que momento mais interessante aconteceu naquele encontro! Zaqueu, homem rico, com poder dentro daquela sociedade, cobrador de impostos, rejeitado pela comunidade, tido como um avarento explorador. Este homem ao saber que Jesus passaria nas imediações de sua casa, e sabendo também que por ser de pequena estatura não poderia vê-lo, como seu coração desejava, não teve dúvidas de descer de seu orgulho, e com humidade subir numa pequena árvore para realizar seu desejo de ver Jesus.
O Mestre que tudo vê, percebe e sente, ao chegar embaixo daquela árvore, sob sua sombra, num dia de sol escaldante, olha para cima, procurando por Zaqueu e lhe diz: desça que esta noite dormirei em sua casa.
Com que alegria Zaqueu desce para ficar diante Daquele que é grande, majestoso, verdadeiramente poderoso! A vida de Zaqueu muda definitivamente a partir daquele sagrado momento. Vamos ter notícias dele pelos séculos afora, a mais conhecida foi na vivência de Antônio de Pádua.
Na leitura do livro de estudo², pudemos comparar nossas atividades com as relatadas pelo autor, um jovem desencarnado, acolhido na Colônia Céu Azul, aprendendo a trabalhar em favor do próximo. Relata ele que estavam em preparação para um projeto de trabalho juntando encarnados e desencarnados trabalhadores de uma Casa Espírita. Marcaram uma reunião para a madrugada, horário em que os encarnados poderiam estar presentes para receberem as instruções do projeto. No horário combinado, em que os espíritos viriam aos lares buscar os encarnados desprendidos de seus corpos, alguns destes não estavam dormindo, em condições de serem levados. Ou ficaram ligados a outros interesses, ou assistindo televisão, ou não acreditaram muito que pudessem ser úteis durante a noite enquanto dormem. Um bom tema para cada um de nós pensar com seriedade.
O livro de mensagens³ e reflexões foi um chamado:
Solidão e Egoísmo
A solidão, por vezes, é o mais acendrado dos egoísmos.
Não estamos nos referindo ao isolamento compulsório, físico ou psicológico, a que alguém se veja constrangido.
Referimo-nos a quem, em se trancando dentro de si, não consegue enxergar, tão perto, uma dor muito maior que a sua.
A mensagem de abertura foi animadora.
Boa noite meus irmãos. Estamos aqui mais uma vez para nos dispor no trabalho de auxílio à Casa. Fico muito contente com novos rostos, novos irmãos, para nos ajudar neste trabalho. Damos boas-vindas para todos. Façamos deste trabalho uma ponte para elevação espiritual desta Casa. Há muito trabalho a ser feito, portanto não percam tempo. Vamos trabalhar no auxílio de muitos irmãos com afinco e com a responsabilidade que nos é devida.
Uma das principais característica deste nosso trabalho é a coragem de ousar, mudar, experimentar, buscar recursos diante dos desafios. Desta vez tínhamos mais médiuns do que dialogadores. Ótima oportunidade para aqueles que ainda não tiveram oportunidade. Bastou convocar e disseram estamos prontos, mãos à obra. Tradicionalmente é exigido de um dialogador, uma experiência que ele só terá dialogando. Optamos pela liberdade de acertar, errar, pedir ajuda, ser orientado. Enfim, só se aprende fazendo.
Uma mentora trabalhadora, que está sempre acompanhando o grupo Inácio Ferreira nos chamou para orientações. Segue um breve resumo de suas palavras.
Continuem firmes neste trabalho. Vocês não tem como mensurar o alcance dele, o quanto estão ajudando irmãos necessitados. Não se preocupem com mudanças, desencontros, ou o fato de nem todos concordarem com os mesmos ideais. O planeta está mudando faz tempo. Mesmo que não tenhamos percebido, o que está acontecendo agora é resultado dessas mudanças. Em todos os lugares existem conflitos; no lares, trabalho, países,
Tudo está agitado sofrendo mudanças. Aqui na Casa não é diferente. Muitas vezes é preciso mudar para renovar, aprender coisas novas, produzir com mais eficiência.
Esta Casa é apenas um endereço, um ponto de encontro de pessoas que querem trabalhar para o bem. Qualquer lugar é um bom lugar. Aqui onde vivemos, no plano espiritual, tudo é imenso, o lugar que você estão não tem importância para nós. O que precisamos é do trabalho de vocês. Este não pode acabar. Não dependemos da quantidade de pessoas e sim da doação, da qualidade, do desprendimento, do comprometimento de cada um.
Quem sabe as novas dificuldades de espaço que encontrarão os levarão a usar a inteligência, a buscar conhecimento, novas técnicas. É preciso conhecer tudo, buscar todos os assuntos, gostar e abençoar a Ciência, encontrar novas técnicas para ser mais eficiente no socorro. Existe uma certa lentidão na compreensão do assistido. Vocês terão que encontrar novas técnicas para serem mais rápidos nos resultados. Muitos espíritos são atendidos, mas demoram a compreender. São seus miasmas e formas pensamentos que vão impregnando este local até dár a impressão de que está muito escuro. Todos os espíritos são atendidos, mas deixam muitas formas pensamentos. Imagine uma cozinha que fique algum tempo sem limpeza. Não dá para ficar dentro dela, precisa de uma boa limpeza. Esta Casa também é assim. Ainda bem que vocês estão fazendo esta limpeza na Casa. Estamos acompanhando todas e o caminho é este. O dia que forem entregar esta casa, agradeçam o dono e façam uma limpeza para entregar. Em um lugar novo, também tem que limpar as energias.
Todos têm que aprender sempre. Cada um é um ponto de luz, de energias. Precisa de muitas leituras, o planeta está mudando, buscar novos conhecimentos. A essência não muda porque todos que estão aqui, estão por amor. Ninguém sai de casa, numa cidade caótica como esta, para vir aqui se não tiver amor. Quem está aqui, nesta Casa, está por amor. O amor de todos vocês é a essência desta Casa.
Como tudo está em mudança, alguns seguirão por um caminho, outros por outro, isto não tem importância. Cada um é livre para escolher. O importante é continuar a trabalhar e ajudar o próximo. Nós aqui, continuaremos a apoiar todos vocês. Depois retornarei para encerrar os trabalhos desta noite. Agora um outro amigo do grupo vem falar com você.
Este mentor tem voz suave e calma, fala baixo e faz questão de explicar.
Boa noite. Quero me apresentar. Escolhi viver na Índia, uso as roupas típicas daquele lugar. Trabalho com energia e cores. Estou acompanhando o que vocês estão fazendo na Casa a semana inteira. Gosto de deixar tudo colorido, movimentar a energia das cores. Meu nome é Mohamed. Continuarei junto com vocês, trabalhando neste grupo. Aprendam a esvaziar a mente e o coração. Quando estiverem reunidos para tomar decisões, ouçam o que o outro quer falar, mantenham a calma e esvaziem a mente, façam um exercício para isto. É muito bom que os trabalhos continuem para esta Casa. Vamos fazer agora para todos os trabalhadores. Traga a lista com o nome de todos eles (brincou: acho que o endereço não precisa). Coloque sobre a mesa e semana que vem trabalharemos por todos4 . Agora quero falar com aquele irmão que hoje está sentado lá na ponta, orientando o trabalho (Fernando).
Enquanto isto, os companheiros de trabalho estreavam na dialogação. Quando sentiam dificuldade, solicitavam ajuda e os atendimentos transcorriam tranquilos. Outro médium de sustentação, ficou completamente envolvido nas energias. Na sua mente a palavra irresistível tomou conta. Este médium até o final do trabalho praticamente ficou dominado por uma força irresistível.
Um atendimento estava emperrado.
– qual a sua principal necessidade neste instante?
– estou com fome e muita sede
– então vamos colocar esta mesa aqui para você… pode comer e beber…
– silêncio demorado
– você não vai comer?
– é que não estou sozinha, tem mais gente atrás de mim e eles também estão com fome
– ora, porque você não avisou que eles estavam com você. Vamos tirar esta mesa e colocar uma bem grande para todos comerem. Quantos são?
– 28… somos escravos
– agora tem comida e bebida para todos, podem se servir e comer
– silêncio novamente
– vocês não vão comer?
– é que tem as crianças…
– !!! coloque as crianças no colo e vão comendo e dando comida para elas…
– silencio…
– porque vocês não estão comendo?
– é que temos que rezar…
– oras! Tratem de comer primeiro, encher bem a barriga e depois vocês rezam com bastante fé…
O trabalho estava perto de seu final. Perguntamos a um médium se ele não via mais alguém. Respondeu que um médico estava a nos observar.
– estamos felizes com o trabalho de vocês; sempre estamos junto
– nós é que ficamos felizes de ouvir esta informação
– aqui tem muita energia
– é a nossa alegria de estar aqui
– continuem, estaremos sempre acompanhando este trabalho
Estávamos encerrando e o espírito ainda estava lá. Avisamos que o atendimento seria rápido
– onde estou, o que estou fazendo aqui, que lugar é este?
– aqui é uma Casa Espírita que atende e socorre espíritos que estão meio perdidos igual você
– não sou espírito e não estou perdida! Estou viva, estou falando com você!
– você me vê, mas eu não consigo ver você
– como!? Estou aqui vendo você, na sua frente!
– veja neste espelho como você está falando comigo
– que mulher é esta? Não sou assim… não ou japonesa…
– não é mesmo, ela está captando seu pensamento e falando para nós. Quando você se afastar dela, verá a si mesma, o corpo que tem como espírito que é.
– não morri…
– onde você morava?
– hum…. não me lembro
– porque faz tempo que você morreu e é espírito
– isto é impossível, morreu acabou!
– mas você continua viva, é espirito e tem uma vida pela frente; veja que está ao seu lado
– não estou vendo nada
– preste mais atenção
– tem um monte de gente andando por aqui
– são espíritos igual a você… continue prestando atenção
– parece.. o… meu tio; mas não pode ser
– é seu tio que veio te ajudar, irmão de quem?
– irmão da minha mãe, mas não pode ser ele…
– ele está mais bonito não é? Mais sorridente…
– não pode ser ele, meu tio estava podre, morreu de drogas, feio, acabado
– ele aprendeu a lição e hoje está aqui para te ajudar…
– não sei se vou confiar, minha mãe dizia para não conversar com ele e agora você quer que eu o acompanhe!?
– veja que agora, aquele que era o drogado, é o único que veio te ajudar…
– vou poder confiar, tenho que ir com ele?
Aquela mentora que falou conosco no início veio encerrar o trabalho.
A nave que está sobre esta Casa continua fazendo o trabalho de limpeza profunda. É por isto que alguns médiuns estão se assustando ao verem espíritos vestidos com roupas diferentes, de lugares que não conhecem. Usam capacetes, roupas especiais. Somos nós que há semanas estamos aqui trabalhando. Não é somente para esta Casa. Tudo o que acontece aqui reflete em um universo muito maior. Pensar nesta Casa é muito pequenininho. Não fiquem presos a esta matéria. Aqui é só matéria, você precisam pensar mais longe. O indiano agora vai fazer aquela limpeza como um grande rodamoinho. Vocês vão sentir muito calor e depois muito frio. Já sabem, fizemos isto da outra vez. Pensem nas pessoas que amam, na família, nos amigos, nessa Casa. Tudo vai ser limpo. As mentes vão ser limpas, vamos libertar muitas mentes que estão adormecidas….
Passado algum tempo, as energias tendo sido recolhidas para dentro da nave, onde são manipuladas, guardadas e utilizadas com outros espíritos que necessitam recomposição, vieram as despedidas com a certeza de que estão nos acompanhando a ajudando nossos passos.
¹ Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec cap. 16 item 4
² livro Céu Azul de César Augusto Melero e Célia Xavier Camargo
³ livro Com Cinco Pães e Dois Peixes – Irmão José e Carlos Bacelli
4 explicação necessária: nos últimos dois meses, estamos trabalhando intensamente na limpeza espiritual da Casa. Para isto foram mobilizados a turma do COEM 1 na segunda-feira, a turma do Básico na terça, os assistidos da palestra da quarta à tarde, o grupo de estudo da quarta à tarde, o grupo de desobsessão Fabiano de Cristo na quarta à noite e encerrando o tema da semana o grupo de Inácio Ferreira na quinta à noite. Uma situação nos é inspirada e todos os trabalhos são voltados para solucioná-la ou dissolvê-la.