A HUMANIDADE está condenada a evoluir progredir aprender a amar

Quem não foi, perdeu e perdeu muito! Deixou de ajudar a si mesmo e aos seus…

 

Um dia antes desta nossa reunião, avisamos a todos que o exercício de desenvolvimento mediúnico atenderia um endereço de cada um. Ao chegar na reunião, cada um escreveu no caderno de vibrações um endereço e o motivo da solicitação da ajuda. O resultado foi espetacular, verdadeiro trabalho espiritual, atendendo cada endereço. Vários socorros espirituais que aconteceram ao mesmo tempo.

 

Tudo encadeado como uma sinfonia em relação às pessoas que estavam presentes nesta noite. O Evangelho Segundo o Espiritismo foi aberto no capítulo 5 BEM AVENTURADOS OS AFLITOS, item 8 CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES.

 

“As tribulações da vida podem ser impostas aos Espíritos endurecidos, ou demasiado ignorantes para fazerem uma escolha consciente, mas são livremente escolhidos e aceitas pelos Espíritos arrependidos, que querem reparar o mal que fizeram e tentar fazer melhor. Assim é aquele que, tendo feito mal a sua tarefa, pede para recomeçá-la, a fim de não perder as vantagens do seu trabalho. Essas tribulações, portanto, são ao mesmo tempo expiações do passado, que castigam, e provas para o futuro, que preparam. Rendamos graças a Deus que, na sua bondade, concede aos homens a faculdade da reparação, e não o condena irremediavelmente pela primeira falta.”

 

“As tribulações da vida podem ser impostas aos Espíritos endurecidos” pode ser entendido como “quem não entende pelo amor, acaba aprendendo pela dor”. Tudo que fazemos gera consequência. Este entendimento é para quem acredita nas vidas sucessivas.

Era o que Kardec revelava através do choque que suas obras produziram no final do século 19, na França, Espanha, Alemanha e muito rapidamente no Brasil.

 

Choque de pensamento não era novidade na França. No século 18, um século antes de Kardec,  um filósofo francês,  ajudou a mudar o pensamento de sua época e nos séculos seguintes provocando polêmica e riso. Voltaire fazia pensar sobre a sandice religiosa, política, intelectual de seu tempo. Conseguia perceber com muita clareza a transição de uma era regida pela barbárie e pela religião para uma época de aprimoramento humano. O traço mais marcante de seus textos é a agressividade inteligente, manifesta através de críticas ácidas, irônicas, com pitadas de  sarcasmo.

 

Voltaire era um ferrenho estudioso, conhecido por seus livros, suas peças de teatro, pelos constrangimentos que causava em reis e rainhas. Seu pensamento, abria a mentalidade daqueles que conseguiam pensar com alguma liberdade. Influenciou o pensamento francês, os filósofos e pensadores da época. Dizia ele:
“A primeira lei da natureza é a tolerância – já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.

Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la

O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.

Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem.

Felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir

Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo

Ser bom somente consigo mesmo é ser bom para nada

Casualidade é uma palavra vazia de sentido, nada pode existir sem causa.

Na vida não há méritos nem punições, tudo são consequências”

 

Quando resistimos em compreender que todos os nossos atos geram consequências, estamos apenas transferindo para o futuro, a possibilidade de viver melhor e garantindo o sofrimento para nosso presente. Dizer que não acredita nas vidas pregressas e suas consequências, significa apenas que continuará com as tribulações da vida, sofrimentos permanentes e repetitivos. Sofre hoje, encarnado, sofrerá amanhã como espírito e continuará sofrendo em futura reencarnação. Não muda a mente, não muda a dor.

 

“Espíritos arrependidos, que querem reparar o mal que fizeram, pedem para recomeçá-la, e Deus, na sua bondade, concede aos homens a faculdade da reparação”. Que mensagem de esperança, para corações aflitos! Ainda mais quando, com a ajuda do Evangelho Segundo o Espiritismo, é convidado a ler o Evangelho de Jesus e prestar atenção nas suas palavras e recomendações.

 

Perdoa, para serdes perdoado.

Meu jugo é leve, meu fardo é suave.

Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber… quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Seus pecados estão perdoados

Perdoa para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados
Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.” Jesus

 

Kardec ativa a lógica e o bom senso e resgata o Evangelho de Jesus. A Humanidade dá mais um passo com o trabalho de Kardec, juntamente com médiuns dedicados e as informações dos espíritos elevados. Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre tal é a lei.

 

Mas não é fácil, para quem está sofrendo, no olho do furacão, ter a tranquilidade necessária para perceber causa e consequência em sua própria vida. Precisa de ajuda, de um tempo, de um espaço para poder pensar com tranquilidade e perceber o que está acontecendo consigo mesmo. Falamos muito em caridade, e precisamos prestar mais atenção no quanto facilitamos o outro, a ter um momento de paz e tranquilidade para se ajudar. No mundo atribulado de hoje, é difícil encontrar um tempo para si mesmo. Ajudar uma pessoa a ter algum momento de paz, de reflexão, de oração, é caridade. Se dedicar a alguém, por minutos, ou algumas horas, é caridade. Doar seu tempo a outrem, é caridade.

 

Passamos para nosso livro de estudo LIBERTAÇÃO  de André Luiz e Chico Xavier. Capítulo 5.

“Notando, porém, que a mulher infeliz prosseguia guardando estranhos caracteres no semblante perguntei: — Esta irmã infortunada permanecerá doravante em tal aviltamento da forma?

Finda longa pausa, o Instrutor informou, com tristeza:

— Ela não passaria por esta humilhação se não a merecesse. Além disso, se se adaptou às energias positivas do juiz cruel, em cujas mãos veio a cair, pode também esforçar-se intimamente, renovar a vida mental para o bem supremo e afeiçoar-se à influenciação de benfeitores que nunca escasseiam na senda redentora. Tudo, André, em casos como este, se resume a problema de sintonia. Onde colocamos o pensamento, aí se nos desenvolverá a própria vida.”

 

Pesada esta passagem do livro. “Ela não sofreria a humilhação que está passando, se não fizesse por merecer”. Seria olho por olho, dente por dente? Momentaneamente sim. A diferença está na mutabilidade do ser humano, na sua possibilidade de mudança, de renovação, de progresso, de evolução. Segundo aprendemos na Doutrina Espírita, a HUMANIDADE está condenada a evoluir, progredir, aprender a amar… Não estamos condenados ao fogo eterno, muito ao contrário, tudo se renova…

 

“Se adaptou às energias positivas do juiz cruel” isto acontece com todos nós, quando nos sentimos culpados. Basta alguém apontar nosso erro, que ficamos vinculados, submetidos a quem nos acusa. Se alguém comenta uma falha nossa, imediatamente nos atamos, grudamos à esta pessoa. Ficamos com raiva, ressentimento, decepção, medo, diminuição da auto estima, ódio, submissão… Nossos pensamentos ficam ligados a quem falou mal de nós. Você pode estar alegre, se alguém faz um comentário desairoso sobre você, seu mundo desmonta na hora. Não importa o tamanho do motivo da alegria, basta um pequenino comentário negativo sobre você, e tudo perde o valor e o significado. Se cometer uma gafe então, o mundo desmorona sobre sua cabeça…

 

O chefe das trevas sabe muito bem desta fraqueza humana, e é acusando que arrebanha escravos para fazer a parte suja de suas vinganças e serviços para o mal. Coloca estes espíritos escravizados pela auto desvalorização, colados em suas vítimas, influenciando negativamente os pensamentos, a saúde, o animo, a coragem, a fé, até chegar na doença, na descrença, no fracasso.

 

“Pode também esforçar-se intimamente, renovar a vida mental para o bem supremo, aceitar a influência dos benfeitores que enviam pensamentos bons, saudáveis, justos, honestos. Tudo, se resume a problema de sintonia. Onde colocamos o pensamento, aí se nos desenvolverá a própria vida”. Tudo são escolhas nossas. Mesmo que não consigamos ter bons pensamentos durante o dia, se fizermos uma prece na hora de dormir, com certeza, um amigo virá, para nos consolar e dar boas orientações. Aceitar esta ajuda é escolha… Oportunidade de ajuda não falta, mas podemos optar por jogar tudo fora, ser surdo a todas as intuições e pensamentos para o bem.

 

Começamos nosso exercício mediúnico. A calma que nos envolveu foi incrível. De imediato recebemos esta mensagem:

 

Vamos respirar fundo… Pensem em todo o amor que vocês já tiveram na vida… nas coisas boas que já viveram…

Concentrem em vocês, o trabalho de hoje será a soma da força de cada um de vocês.

Tem muita pedra no caminho, algumas bem complicadas de ultrapassar. Mas é o amor que vocês tem dentro de vocês que vai ajudar a passar esse desafio.

Não percam a fé e a compreensão, para seguir em frente.

Que Deus esteja com vocês!

 

– Respirem profundamente… Agradecer, agradecer… os espíritos estudantes estão conosco nesta empreitada, ajudam a limpar os ambientes, a organizar, a encontrar os espíritos que por lá estão…

A paz era incrível, o tempo parecia que não passava… tranquilidade… Ficamos nesta sensação o tempo todo. Cada um foi para o endereço que anotou e pediu ajuda… os espíritos estudantes juntos…

 

As percepções eram diferentes, poucos comentários… Agradecer, agradecer, respirem fundo… arrumem o que estiver desorganizado…

– a casa estava com muita bagunça e mentalmente foi sendo arrumada, organizada

– o lugar estava escuro, muito escuro, exigiu coragem para entrar e iluminar

– as paredes estavam sujas, pegou as tochas de luz e foi jogando jatos de luz até ficar limpo

– a casa estava abarrotada de espíritos, aos poucos foram sendo encaminhados, de forma gentil e educada

 

Continuem agradecendo, respirem profundamente…

– chega até a casa do irmão querido, soldados estão de guarda na porta, entra junto com outros espíritos, surpresa! Seus pais estão lá para ajudar! Muita emoção… espíritos são retirados, estão amarrados, maltrapilhos, lembra uma situação de escravidão… São trazidos para o CISCOS, seus semblantes mudam, estão limpos, roupas limpas…

 

Agradecer, agradecer, respirem fundo…

– está limpando sua casa, muita coisa fora do lugar, vai até seu pai, com 97 anos. Ele não está como seu corpo deitado numa cama. Ao contrário, está firme, em pé, ereto… A filha se surpreende com o pai espírito em tão boa situação espiritual…

 

Tem uma caçamba no meio da sala. Joguem todas as tranqueiras, lixo que encontrarem. Até nos guarda-roupas, tirem suas roupas que não usam mais. Esta caçamba é moderna, tem um triturador, tudo que jogam lá, é triturado e levado embora… continuem agradecendo, agradecer, respirar profundamente…

– outra companheira depois de limpar sua casa vai até a casa da avozinha, com 87 anos, que está às vésperas do desencarne. Chega até ela e projeta um jato de luz no seu frontal. A avó espírito senta de imediato na cama e conversam muito…

 

O tempo parece que não passa, é tudo tão calmo… Depois de todos os endereços limpos, sobra tempo para outras visitas, vamos até aqueles que estão precisando, levamos luz e o sentimento de agradecimento… As tochas de luz continuam…

– que interessante, a luz flui com facilidade… até nos armários… tudo está claro, brilhando…

– ele vai até o endereço que anotou… projeta o foco de luz, faz a limpeza…. agora vai para a outra casa que quer limpar… no meio do caminho, se vê sobre o litoral, lembra a costa grega, com as casas brancas… não sabe o que foi fazer lá…

 

Agora vamos trazer todos os espíritos que encontramos nos endereços para o CISCOS. Vamos recebe-los com muito carinho, como recebemos uma visita querida. Recebam com muito carinho…

são centenas os que estão chegando

– estão entrando pela porta do nosso salão… tem sofás, igual uma sala de visitas, de recepção…

– se formou uma roda imensa… agora estão todos limpos, vestidos de branco…

– os trabalhadores do CISCOS vão formando grupos e encaminhando… cada grupo vai ser levado para um lugar adequado

 

Tudo em ordem. Os espíritos bem encaminhados dentro do CISCOS. Os endereços limpos e iluminados… vamos retornar para nossas cadeiras… mexam pescoço, cabeça, rosto… batam as mãos nos braços da cadeira… estão todos bem?

Agradeçamos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *