Não leve para dentro de casa preocupações

Na quarta-feira à tarde, nossa reunião é muito agradável e até intimista. Somos poucas pessoas, varia até 15 participantes, isto quando todos comparecem. Desta maneira, estudar o Evangelho Segundo o Espiritismo se torna mais amplo, mais livre para todos se posicionarem. Começamos nossa preparação com o livro Encontro Marcado de Chico e Emmanuel. O tema foi a paciência e todos puderam se manifestar.

 

Praticamente um atendimento coletivo. Quantas situações mais íntimas, de alguma forma foram socorridas. Se destacou a auto avaliação destrutiva, aprendida por falsas avaliações dos outros. Aquele que é líder, que faz e não espera quem fica sentado é taxado de falta de paciência, apressado, justamente por aqueles que não fazem. Quando pequeno, se é prestativo, é reconhecido como útil, dificilmente será avaliado como líder. No geral a criança não é elogiada por suas iniciativas, por sua liderança. Ao contrário, são rotuladas de hiperativas e se for possível, calmante nelas! Estas inversões de realidade da qual muitos se aproveitam, causam muita dor e angústia, acabam sendo desfeitas, graças ao estudo livre, leve e solto que podemos fazer dos ensinamentos da Doutrina Espírita.

 

Após Encontro Marcado, vem a leitura de SINAL VERDE de André Luiz. “Cada criatura colherá da vida não só pelo que faz, mas também conforme esteja fazendo aquilo que faz. Não se engane com falsas apreciações acerca de justiça, porque o tempo é o juiz de todos… Tanto menos você necessite, mais terá. Amanhã será, sem dúvida, um belo dia, mas para trabalhar e servir, renovar e aprender, hoje é melhor…”

 

O ESE capítulo 23 – MORAL ESTRANHA,  abre dizendo “O que ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim;” Que convite à liberdade!  Exatamente o contrário que a Humanidade aprendeu, Jesus é um verdadeiro libertador. Deu-nos a liberdade de pensar, de escolher, comparar, decidir, analisar. No dicionário, escolha é a preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras.

 

Para exercitar qualquer escolha, em qualquer situação, passamos por etapas de um processo:

 

1- identificação do problema: o que quero, o que me incomoda, o que preciso, o que gosto e não gosto, preciso decidir…

2- coletar dados sobre tudo o que envolve a situação de escolha

3- identificar quais são as alternativas, suas consequências (exige honestidade pessoal)

4- comparar todas as informações obtidas

5-projetar e comparar as consequências das várias alternativas.

a- selecionar os fatores importantes

b- prever as consequências de cada alternativa

c- prever a probabilidade de incerteza de cada alternativa (risco)

6- escolher a alternativa mais condizente com seus objetivos (vantagens e desvantagens)

7- comunicar a decisão, a alternativa que mais lhe satisfaz

– condições de tomada de decisões:

a- tomada de decisão sob condição de certeza

b- tomada de decisão em condições de risco

c- tomada de decisão em condições de incerteza.

8- decidir, acompanhar, analisar a qualidade dos resultados, quais os benefícios e malefícios da sua escolha

9- avaliar as consequências das decisões tomadas com relação a você e aos outros

 

O que significam estas palavras de Jesus “ama o pai ou a mãe, mais do que a mim” ? Pai e mãe significam tradições, costumes, crenças, cristalização de ideias, valores arraigados, imutabilidade.

 

No dicionário:

Tradição (do latim traditiotradere = “entregar”, “passar adiante”) é a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento.

Crença é o estado psicológico em que um indivíduo adota e se detém a uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção. Crença é ação de crer/acreditar na verdade ou na possibilidade de alguma coisa. Opinião adotada por alguém com convicção e fé. A crença é sempre maior que o conhecimento, embora um conhecimento tenda a se tornar uma crença com o tempo. As crenças ajudam a moldar o que surge dos relacionamentos.

Valores arraigados é a importância que damos, enraizada, radicada dentro de nós.

Livros Sagrados algumas religiões assumem que as suas escrituras são “a palavra de Deus ” e, como tal, são infalíveis e inalteráveis, procurando impedir qualquer alteração e estabelecendo um cânone dos textos que são efetivamente considerados sagrados. A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá: Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio.

 

Jesus chegou e confirma  amar a Deus sobre todas as coisas (está no livro sagrado) e acrescenta por conta própria, sem pedir autorização e ao próximo como a ti mesmo. Cruz Nele! Como Jesus não veio para trazer a paz, e sim a espada e ainda avisou que era rei, não disse onde, meu reino não é deste mundo, o desaforo contras a tradições se tornou insuportável. Prendam este impostor! Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim. Aí foi a gota que faltava por tamanha insensatez. Crucificação!

 

Continuando no capítulo MORAL ESTRANHA, Kardec, traz uma explicação para esta situação de conflito diante das mudanças, muito lúcida: 12 – Toda ideia nova encontra forçosamente oposição, e não houve uma única que se implantasse sem lutas. A resistência, nesses casos, está sempre na razão da importância dos resultados previstos, pois quanto maior ela for, maior será o número de interesses ameaçados. Se for uma ideia notoriamente falsa, considerada sem consequências, ninguém se perturba com ela, e a deixam passar, confiantes na sua falta de vitalidade. Mas se é verdadeira, se está assentada em bases sólidas, se é possível entrever-lhe o futuro, um secreto pressentimento adverte os seus antagonistas de que se trata de um perigo para eles, para a ordem de coisas por cuja manutenção se interessam. E é por isso que se lançam contra ela e os seus adeptos. A medida da importância e das consequências de uma ideia nova nos é dada, portanto, pela emoção que o seu aparecimento provoca, pela violência da oposição que desperta, e pela intensidade e a persistência da cólera dos seus adversários…. É um fato comprovado que as guerras de religião foram mais cruéis e fizeram maior número de vítimas que as guerras políticas, e que em nenhuma outra se cometeram tantos atos de atrocidade e de barbárie.

 

No livro que estudamos na quinta-feira à tarde, A 5ª TERRA de Domingas e Bacelli, o Dr. Odilon no capítulo 5 diz: … As nossas Casas Espíritas são em sua maioria frequentadas por pessoas simples, sem anterior conhecimento de nossa Doutrina – são irmãos egressos de outras religiões não afeitas ao raciocínio, porque nunca incentivaram os seus adeptos ao estudo. Aliás, fazem questão de tê-los sob seu cabresto intelectual… Precisamos auxiliar esses nossos irmãos em seu crescimento espiritual, para que efetivamente, a sua fé possa ser raciocinada…

 

Pensar, avaliar, escolher, decidir e assumir, dá muito trabalho, muita dor, sofre muitos ataques, nos tira da zona de conforto, seja ela qual for e estejamos onde estivermos.  É mais fácil deixar tudo como está, mesmo que esteja sofrendo, pelo menos está dentro do que é conhecido…

 

Surgiu também, no estudo da 4ª feira, no grupo Anísio Teixeira,  uma angústia em relação à JUSTIÇA. Porque fulano faz isto ou aquilo, prejudicando ao invés de ajudar? É a questão de acreditar que existe REENCARNAÇÃO e JUSTIÇA.

 

(…) em Cesaréia de Filipe, após interrogar seus discípulos acerca do que diziam os homens a seu respeito, Jesus declara: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). Paulo, na sua divulgação dos ensinamentos de Jesus diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6.7) 

 

Para toda ação existe uma reação é o que explica a terceira lei de Newton. Toda força que um corpo recebe é consequência da força que ele aplicou. Essa lei de Newton é a lei da causa e efeito, aplicada no plano físico, toda ação gerará uma reação. Quando boa, gerará coisas boas, e quando má gerará coisas más. A Lei do Retorno é uma das leis da física, também chamada de O Princípio de Newton ou Lei da Ação e Reação. Ela afirma que “uma força não pode exercer uma ação, sem, no mesmo instante, gerar uma reação igual e diretamente oposta”. Tudo no universo funciona em sincronia, desde os átomos até os corpos celestes e obedecem à uma ordem precisa, tudo é causa e efeito, fazemos parte disto. Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.

 

Quando alguém nos causa um mal e não podemos, não queremos devolver por nossas ações, geralmente dizemos O que é dele está guardado. Toda vez que nós atuamos em relação ao nosso semelhante, provocamos diretamente uma ação sobre ele e automaticamente haverá uma reação. Jesus pediu muita calma nesta hora embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão.

 

Essa reação, este retorno, nem sempre será da pessoa que é afetada por nós, mas da vida em si. Essa lei pode ser observada tanto individualmente, como no contexto da coletividade.  As relações familiares são formadas de acordo com as experiências passadas. Jesus também avisou todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.  Às vezes em nossa casa temos aquele familiar em que o relacionamento é mais difícil ou nós somos difíceis. É por isso que nos reunimos hoje, para ter paciência devido aos vínculos que criamos em outras encarnações, além de exercitar o amor que representa a lei de causa e efeito porque o amor cobre multidão de pecados.  Tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.

 

Nosso trabalho de desobsessão programada da quinta-feira, é retrato vivo e atuante, da expressão Tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus. Tem hora que nos deixa extasiados e intrigados ao mesmo tempo. Como pode ter tanta diversidade nos problemas humanos? Os conflitos, principalmente de sentimentos, variam ao infinito. Quando somados à ignorância da continuação da vida após a morte, transformam-se em dor, como dizia nosso Poetinha,  eterna enquanto dura. Ou como diz Kardec no Livro dos Espíritos, dura a eternidade de cada um.

 

Estamos com o esposo de uma companheira nossa muito doente lá na Europa. Ao terminar o estudo que fazemos antes dos trabalhos, fizemos vibração para ele. Nos dirigimos vibratoriamente até o hospital onde ele se encontra e começamos a trabalhar em prol de sua recuperação. Uma hora depois, no início dos trabalhos espirituais, voltamos a nos concentrar nele. O orientador espiritual que abriu o trabalho informou que ele foi trazido para nossa sala de trabalho, era uma situação muito delicada e que exigia muito cuidado, seriedade e concentração. Os espíritos que estavam ligados diretamente a ele, foram trazidos para serem atendidos no Ciscos. Ainda não tivemos contato direto, provavelmente estão necessitados de internação no nosso hospital, tanto quanto o encarnado está internado e recebendo tratamento.

 

Pouco antes de nos dirigirmos até o Ciscos, quase no final da tarde, nossa amiga tinha dado notícias do esposo hospitalizado

ele não está conseguindo comer quase, e vão fazer novo acesso na jugular essa noite porque não tem mais veias nos braços. Está muito mal. Está muito difícil vê-lo sofrer assim. Ele está numa UTI de transplantados no isolamento.

– vamos vibrar para ele. Fique em sintonia pelas próximas seis horas (temos diferença de fuso horário e lá já era noite). Coloque uma vasilha de água no chão, amanhã jogue esta água fora. Leia o Salmo 38 e o Evangelho Segundo o Espiritismo capítulo Bem Aventurados os Aflitos

Na manhã seguinte ela nos avisou – ele hoje está se sentindo melhor e já comeu

Após a visita permitida na UTI, informou

– hoje não teve febre e comeu. Está marcado para a próxima terça-feira que irá até o Hospital San Juan para fazer um exame que só tem lá. Descobriram um hematoma no rim novo, mas o médico que o operou, passou lá e disse que isso não provoca febre e todos os exames deram resultados ótimos e negativos. De coração sou grata a todos vocês.

 

O atendimento programado de desobsessão foi para uma companheira nossa muito querida. Não é a primeira vez que é atendida. Isto vai facilitando nossa visita até sua casa, até seu campo energético espiritual. Alguns espíritos que foram atendidos não tinham vínculo direto com ela. Estavam no prédio e também dentro do seu apartamento. Um deles disse:

eu morava junto daquele homem, mas quando ela mudou para cá, gostei dos pensamentos dela e vim morar perto dela.

 

Quem mora em prédio de apartamentos tem que ficar atento ao coletivo espiritual. Mesmo que você nunca cumprimente um vizinho, como é muito comum nos condomínios, na esfera espiritual não é assim que acontece. Os espíritos transitam de lar em lar, às vezes chegam com um morador, e acabam morando com o outro, que lhe é mais afim. É também um condomínio espiritual.

 

Nossa amiga atendida, dias atrás, estando em seu quarto, teve a sensação que o armário estava cheio de coisas vivas. Pareciam bichinhos que andavam por ele. Sentou na cama e começou a conversar. Explicou que eles eram espíritos, tinham o direito de viver libertos, a vida continua, e, que poderiam ser encaminhados para o Ciscos. Enquanto conversava com eles, sentia um espírito ao seu lado, mas não conversou com este. Agora no atendimento, aqueles espíritos que foram esclarecidos dias atrás, trouxeram o espírito que os aprisionava. Ele se escondia debaixo da cama e quando conversaram dias atrás, ficava atrás da nossa amiga dando ordens para os seus subordinados não ouvirem o que estava sendo dito e oferecido.

 

Ele veio contrariado. Ameaçava. Vestia uma roupa que era uma couraça na forma de um besouro e que aos poucos foi retirada. Dizia que ainda tinha a forma de um bicho, mas era bravata, porque estava na sua forma humana. Não aceitou nenhum diálogo, se dizia continuar poderoso e que voltaria para seu lugar. O interessante é que ele não tem ligação pessoal com as pessoas que moram naquele apartamento, está lá desde muito tempo atrás, já morava lá e dominava seus espíritos subalternos que não entendiam muita coisa e tinham muito medo dele.

 

Se as pessoas que moram em prédios de apartamentos tivessem noção do quanto são ajudadas por uma pessoa que faça prece… Outro espírito estava na cozinha. Rapaz bonito, alto, bem apessoado e apavorado. Não sabia o que fazia lá nem para onde ir. Quando o convidamos para ficar conosco, ficou petrificado de medo. Teve que ser praticamente carregado, porque não conseguia dar um passo, era puro medo do desconhecido…

 

Outros espíritos atendidos não tinham noção da morte e da vida. Ficam aqui, ali, escondidos, vibrando medo e angústia, medo do futuro, confusão mental. Quando descobrem que estão vivos para uma nova vida, aceitam toda a ajuda que lhes é oferecida. Tem também os espíritos que são familiares, ou protetores que se comunicam para alguma recomendação. No caso, e não é a primeira vez, a recomendação é esvaziar os armários e guarda-roupas. Cuidado com acumulo de coisas que não precisa mais ou não vai usar. Como guardam material profissional, acabam juntando coisas na ideia que ainda serão úteis no futuro próximo. Distinguir o poderá ser utilizado e o que é tralha guardada que estagna energia é uma fronteira sutil. Nós fazemos isso em nossas casas na maioria das vezes. Nas grandes cidades, o serviço de recolhimento de lixo reciclável é uma benção para os nossos lares.

 

Um atendimento não tinha relação direta com a atendida, Estava ligado ao socorro espiritual da semana anterior, que foi num tradicional casarão da cidade. Está descrito com o título Tem que lavar também os pensamentos ruins, no nosso site grupoespíritaciscos.com.br.  Ele se vestia como se estivesse dentro de um quadro impressionista. Casaca comprida, cartola, bengala, gestos finos e educados. Tinha uma bela aparência, mas por baixo da imagem do rosto, aparecia uma caveira. O quadro vislumbrado pelas médiuns era de tempos antigos. Mulheres passavam pela calçada com seus vestidos longos com ancas, muito bem vestidas. O Espírito voltava para dentro de um quadro, uma pintura impressionista, como se fosse um dos personagens ali retratados. Sair daquele tempo, assumir as mudanças para a vida espiritual ainda é muito difícil, romper suas ideias e convicções, é o mesmo que romper grades e cadeados mentais.

 

No encerramento um espírito amigo recomendou:

 

Limpeza, limpeza do corpo e limpeza dos pensamentos. Não leve para dentro de casa preocupações. Deixa do lado de fora. Tem que aprender a limpar o pensamento, limpar o coração e depois limpar o corpo. Senão vocês vão ficar tudo doentes. Tem que aprender a limpar.

Boa noite

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *