grupoespiritaciscos.com.br
25 de setembro de 2024
grupo de desobsessão Fabiano de Cristo
PORQUE OS FILHOS BRIGAM POR HERANÇA?
ESE capítulos 23 item 9 + 11 e 14 Allan Kardec
“-Porque vim separar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra”
“- Porque de hoje em diante haverá, numa mesma casa, cinco pessoas divididas, três contra duas e duas contra três. Estarão divididas: o pai contra o filho, e o filho contra seu pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.”
“- A medida da importância e das consequências de uma ideia nova nos é dada, portanto, pela emoção que o seu aparecimento provoca, pela violência da oposição que desperta, e pela intensidade e a persistência da cólera dos seus adversários.”
*
“ Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” Mateus 19
*
Condena-se um filho que deixa o pai, a mãe, os irmãos, a mulher e os próprios filhos, para marchar em defesa do seu país?
A lei não sanciona a obrigação, para a filha de deixar os pais e seguir o esposo?
O afastamento não diminui o respeito ou a solicitude que se devem aos pais.
A separação, em si mesma, é necessária ao progresso, e isso tanto no tocante às famílias, quanto às raças. É uma lei da natureza, que tanto interessa ao progresso moral quanto ao progresso material.
*
“Dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” Mateus 22
A lei civil tem por fim regular os interesses familiais e esses interesses variam segundo os costumes e as necessidades locais.
Condena todo prejuízo moral e material causado aos outros, toda violação dos seus interesses, e prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja ver os seus respeitados.
*
Os verdadeiros laços de família não são, portanto, os da consanguinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos, que unem os Espíritos, antes, durante e após a encarnação.
Há, portanto, duas espécies de famílias: as famílias por laços espirituais e as famílias por laços corporais.
Os Espíritos cuja similitude de gostos, identidade do progresso moral e a afeição, levam a reunir-se, formam famílias. Esses mesmos Espíritos, nas suas migrações terrenas, buscam-se para agrupar-se, como faziam no espaço, dando origem às famílias.
***
Cada filho que casa, forma uma NOVA FAMÍLIA. Com suas regras próprias, interesses, valores, afetos próprios.
*
Algumas CULTURAS que preservam suas tradições, não permitem mudanças a cada geração de família. Tudo é moldado para que suas CRENÇAS sejam preservadas. Quem faz essa PRESERVAÇÃO DE COSTUMES é a mulher mais velha do grupo familiar.
a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Você se lembra daquela novela da Globo, CAMINHO DAS ÍNDIAS, que acontecia no ambiente de uma família indiana? Foi uma das maiores novelas sobre costumes já feita. Tudo girava nas leis preservadas pelos pais mais velhos.
*
Uma de nossas companheiras de trabalho do CISCOS é enfermeira. Conta ela que, se uma criança judia, menino, for internado, somente um enfermeiro poderá cuidar dele, tocá-lo. Uma enfermeira nem pensar. Para conversar com médicos ou enfermeiros, somente o pai pode fazê-lo. A mãe tem que ficar calada ao seu lado, sem poder jamais falar com o médico, sobre seu filho ou filha, que está sendo atendido(a).
A pergunta é: como hoje ainda, numa cidade como São Paulo, uma das maiores do Planeta Terra, totalmente Cosmopolita, as tradições são preservadas com tanto rigor? Tradições existentes antes de Jesus, e que Ele avisou que um dia acontecerá a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Recomendamos um filme leve a agradável sobre esse assunto “O DESPERTAR DE MOTTI” na Netflix. Esse filme é imperdível para entender a dinâmica da família judaica.
*
Os povos LATINOS também procuram preservar esse APEGO e CRENÇAS familiares, baseados na religião cristã.
O cristão comum, faz de conta que não existe a afirmação: *o homem deixará pai e mãe*
*
Nós, que nos dizemos CRISTÃOS, temos ainda muito a aprender e percorrer nesta Terra.
Bem que João, ao final de seu Evangelho afirma que seria preciso muitos e muitos livros, para escrever o que Jesus fez na sua passagem sobre a Terra.
(em tempo João e Chico Xavier é a mesma criatura)
*
Todo esse preâmbulo é em função da nossa conversa, na preparação do trabalho, sobre herança, briga dos filhos, e principalmente, o não cumprimento do comportamento e atitude, que se esperava de cada filho.
Geralmente ficam todos os que estão de fora, admirados ou críticos, com as decisões dos filhos herdeiros. Um quer, outro não quer, um quer o dinheiro, outro quer preservar a lembrança dos pais, para a eternidade sobre a Terra.
Jesus avisou, que o filho ao se casar, SAIU DE CASA e foi formar SUA FAMÍLIA com uma pessoa diferente do seu grupo original. Com este novo companheiro, diferente no modo de sentir, pensar e agir, vai se moldando e estruturando sua NOVA FAMÍLIA. É uma NOVA CASA, uma NOVA FAMÍLIA, diferente da sua casa de origem, da casa de seus pais.
Essa NOVA FAMÍLIA, que tem o direito por LEI, de herdar parte do patrimônio dos pais, tem NOVAS NECESSIDADES, novas aspirações, novas ambições, novas dificuldades. Tem a liberdade de utilizar a sua parte da herança da maneira que bem lhe aprouver. Herança significa dinheiro disponível dentro da LEI. Lembrança, amor, respeito pela memória dos antepassados, é outra coisa. Não é dinheiro.
Herança exige inventário. Inventário exige dinheiro investido. Ao seu final, as partes devidamente equiparadas, ficam com cada herdeiro, dentro da LEI. Não tem nada de emoção, lembrança, afetividade. Mesmo que alguém queira que sua CRENÇA predomine sobre os outros herdeiros.
Para isso, cada casamento é uma renovação de valores. Como disse Kardec: É uma lei da natureza, que tanto interessa ao progresso moral quanto ao progresso material.