Grupo Espírita CISCOS
3ª feira 8 de março de 2022, 19:30hs
EXPANSÃO MEDIÚNICA grupo Maria de Nazaré
O estudo e trabalho de hoje foi para pensar nas nossas responsabilidades sociais…
O Evangelho Segundo o Espiritismo, que tem na sua página de apresentação a mensagem de Kardec “Não há fé inabalável, senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade”, foi aberto no capítulo 17 Sede Perfeitos, item 10, O Homem no Mundo.
“Purificai, os vossos corações. Não deixeis que pensamentos fúteis ou mundanos os perturbem. Elevai o vosso espírito para aqueles a quem chamais… Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens; sacrificai-vos às necessidades, e até mesmo às frivolidades de cada dia, mas fazei-o com um sentimento de pureza que as possa santificar.”
Busque se elevar para alcançar, encontrar, receber, daqueles que estão mais elevados…
O estudo foi tirado do livro NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE, em que André Luiz e o Hilário, vão conhecer um pequenino grupo de trabalhadores, dentro de uma casa espírita muito grande. Levaram um aparelho para mensurar o estado físico, mental, moral e psicológico do grupo e de seus membros. Um aparelho com tecnologia de 70 anos atrás no plano espiritual. Naquele tempo, a televisão preto e branco havia chegado recente no Brasil!
Algumas afirmações de André Luiz precisam ser melhor entendidas. Eles não estavam lá, para descobrir as falhas do grupo de trabalho, nem para fazer uma listinha do que deveriam fazer. “É possível anotar-lhes as possibilidades…”
Todo trabalhador do BEM, esteja onde fora, trabalhando nas mais diversas situações humanas, é uma POSSIBILIDADE DE EXECUTAR O BEM.
André Luiz vai além… “Segundo as radiações que projetam, planejamos a obra que podem realizar no tempo”…
Somos os colaboradores, mas QUEM PLANEJA A OBRA é o Plano Espiritual.
Outra informação que não podemos deixar passar, foi… “Teto, paredes e objetos de uso corriqueiro revelavam-se formados de correntes de força, a emitirem baça claridade.”
Se lá que era uma salinha pequena, reservada somente para trabalho, preces e caridade, tinha “baça claridade”, imagina qualquer lugar comum, qualquer casa em que esteja acontecendo brigas, disputas ou relaxo nas atitudes!
“A alma encarnada possui no cérebro físico os centros especiais que governam tantas quantas sejam as aquisições de experiência entesouradas pelo ser…
… à face de todas as vias de progresso e aprimoramento que a Terra lhe possa oferecer.” Nós ainda não entendemos a importância e o alcance de um passe bem aplicado e bem recebido!
Na MENSAGEM DE ABERTURA, o mensageiro espiritual nos incentivou a ter muita fé, para sempre melhorar o trabalho. “Se deem ao luxo de deixar expandir seu potencial”
Hoje todos os espíritos socorridos, muitos, muitos, eram escravos no trabalho que executavam.
O primeiro grupo atendido era de costureiras, aprisionadas em algum porão cheio de máquinas de costura. Existem centenas como estes na cidade de São Paulo, basta observar no bairro do Pari, as janelas dos prédios fechadas, lacradas com tapumes, ex fábricas com aparência de “abandonadas”, e outros muquifos bem fechados.
Em algum momento, homens armados entraram neste local e mataram todos que estavam lá. Estas mulheres, não sabendo que estavam mortas, continuaram a costurar para o patrão… Tiveram dificuldade para entender que estavam livres. Não sabiam o que fazer depois. Quando explicaram que poderiam até ir numa escola, o mundo se abriu para elas!
O segundo grupo, que viviam no regime de escravidão, eram trabalhadores de uma pedreira. Estavam exaustos, com muita dor no corpo. Não entendiam o conceito de descanso. Para eles parar, ter um tempo para aliviar a dor do corpo era tudo o que sonhavam. Levaram um tempo para entender que não voltariam a trabalhar na pedreira…
O terceiro grupo, eram pescadores, de um barco pesqueiro, também escravizados. Uma noite a rede estava tão pesada de peixes, que não conseguiam trazer para o barco. Veio uma tempestade e virou o barco. O pescador dizia para a dialogadora: – moça sai daí que o barco vai virar e afundar!
O barco, com todos eles dentro foi trazido para mar calmo, uma linda ilha… Tiveram dificuldade de compreender e aceitar que tinham morrido… Pela lógica entendiam, mas pelo conhecimento religioso ficavam a duvidar…
A quarta pessoa atendida, foi muito rica, com muitos empregados… Queria de todo jeito seus criados voltassem. Ficou chocada que ouviu falar que precisaria aprende a trabalhar com as próprias mãos! Viu uns pés de frutas. Foi pegar e elas apodreciam em suas mãos. Resolveu lavar as mãos nas águas do mar. Voltou para pegar maçãs. Pegou muitas e não ia comer todas. Procurou ao redor e encontrou uma criança. Levou as maçãs para ele. Era uma família. Os meninos comentaram que os pés de frutas não estavam ali antes. A mãe dos meninos a convidou para jantar na sua casa. Foi recomendado que lavasse seu prato e talheres de pois de comer. Não sabia fazer. “Peça ajuda, e aprenda a lavar”. “–a mãe dos meninos vai me ensinar a limpar a casa”…
No final do estudo e trabalho, o mentor elogiou, incentivou a todos continuarem no esforço da melhora.
“Busque se elevar para alcançar, encontrar, receber, daqueles que estão mais elevados…”
Leia e prepare-se para o EXERCÍCIO DE EXPANSÃO MEDIÚNICA
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO GRUPO
– Em nosso esforço de supervisão, podemos classificar sem dificuldade as perspectivas desse ou daquele agrupamento de serviços psíquicos que aparecem no mundo.
Analisando a psicoscopia de uma personalidade ou de uma equipe de trabalhadores, é possível anotar-lhes as possibilidades e categorizar-lhes a situação.
Segundo as radiações que projetam, planejamos a obra que podem realizar no tempo.
Com facilidade identificaremos os valores da individualidade humana pelos raios que emite. A moralidade, o sentimento, a educação e o caráter são claramente perceptíveis, através de ligeira inspeção.
Encarrega-se a vida de colocar-nos no lugar que nos compete.
Todas as expressões de matéria física assumiam diferente aspecto, destacando-se a matéria de nosso plano.
Teto, paredes e objetos de uso corriqueiro revelavam-se formados de correntes de força, a emitirem baça claridade.
Um homem encarnado é um gerador de força eletromagnética, com uma oscilação por segundo, registrada pelo coração; todas as substâncias vivas da Terra emitem energias, enquadradas nos domínios das radiações ultravioletas.
Companheiros, em apreciáveis condições vibratórias, podem, projetar raios mentais, assimilando correntes superiores e enriquecendo os raios vitais de que são dínamos comuns.
Raios vitais ou raios ectoplásmicos, são peculiares a todos os seres vivos. Todas as criaturas, guardam-nas consigo, emitindo-as em frequência que varia em cada uma, de conformidade com as tarefas que o Plano da Vida lhes exige.
A alma encarnada possui no cérebro físico os centros especiais que governam a
cabeça, o rosto, os olhos, os ouvidos e os membros, em conjunto com os centros da fala, da linguagem, da visão, da audição, da memória, da escrita, do paladar, da deglutição, do tato, do olfato, do registro de calor e frio, da dor, do equilíbrio muscular…
… da comunhão com os valores internos da mente, da ligação com o mundo exterior, da imaginação, do gosto estético, dos variados estímulos artísticos e tantos outros quantas sejam as aquisições de experiência entesouradas pelo ser…
… à face de todas as vias de progresso e aprimoramento que a Terra lhe possa oferecer.