Muita oração e Evangelho…

 

Hoje o trabalho movimentou muita energia. Havia momentos que o calor quase queimava. Ultrapassou nossas expectativas.

Começamos com a leitura do ESE cap 17, item 8 A Virtude. A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Porém colocamos uma ressalva na maneira como o espírita é conclamado a ser virtuoso. A virtude é uma graça, que desejo para todos os espíritas sinceros

A virtude não é uma graça, é EVOLUÇÃO ao longo dos milênios sem fim. O homem que habita hoje a crosta terrestre não tem nenhuma condição de se reconhecer como virtuoso. Não há como sê-lo. É Jesus que elucida esta questão com afirmações inquestionáveis. Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípuloVaivende tudo, dá para os pobres e vem e segueme! ³  Vocês não sabem o que estão pedindo… Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai.4 Não basta querer, desejar, construir uma estratégia, exercitar dentro de parâmetros idealizados. VIRTUDE é algo de extrema elevação espiritual que ultrapassa nossa capacidade de imaginar, idealizar.

Se ainda ficam dúvidas, basta estudar, lembrar, se envolver naquele momento sublime que a mulher com hemorragia pensa consigo: se eu tocar nas vestes do Mestre, serei curada. No meio da multidão, por trás, toca nas vestes de Jesus. Ele então fala para Pedro: uma VIRTUDE saiu de mim; quem me tocou? Pedro, agitado com a multidão que os cercava responde como qualquer de nós responderia: Mestre como vou saber que o tocou no meio desta multidão agitada, que quer lhe tocar, pegar, falar, pedir graças… Jesus pergunta novamente: quem me tocou? A mulher então se apresenta, tímida, medrosa, envergonhada: fui eu… Jesus a olha com ternura e diz: você está curada. 5
Buscamos a Psicologia, o estudo do comportamento humano, para refletir um pouco mais sobre a exigência da Virtude. Encontramos estas observações: “Geralmente as pessoas que exigem muito de si mesmas se colocam numa posição muito difícil diante da vida, pois a única possibilidade de agregar valor para sua imagem pessoal e profissional está no caminho do “acertar” ou daquilo que impuseram para si mesmas como sendo o caminho certo. A partir dessa perspectiva a vida se torna cada vez mais dolorosa e restrita, pois passa a não existir lugar para os erros e as incertezas.

 

O interessante e contraditório é que a vida parece acontecer em meio a uma série de acertos e erros, encontros e desencontros, perfeição e imperfeição. Mas, o medo de errar, o medo de não conseguir lidar com os erros ou o medo de ser julgado faz com que o indivíduo comece a trilhar para si um caminho tortuoso, dando abertura para surgir sentimentos de menos valia, culpa, insegurança, raiva, tristeza, competitividade exacerbada, entre outros.

 

A auto cobrança é importante para poder lidar com as tarefas diárias e poder mantermos nossas responsabilidades sobre aquilo que assumimos conosco e com o outro, porém, auto cobrança em excesso pode acabar prejudicando o desenvolvimento emocional, pessoal e profissional se não for trabalhado de maneira consciente. Culminando numa rigidez emocional que gera estresse, tensão, crises de pânico e de ansiedade, depressão, sentimento de paralisia nas decisões cotidianas, remorso e muitos outras formas intensas de sofrimento.

 

É importante esclarecer que motivar-se é diferente de cobrar-se em excesso. Exigir algumas coisas de si mesmo para não acomodar-se é muito importante, mas em excesso pode tornar-se algo patológico, que ao invés de colaborar para o crescimento pode culminar em muitos prejuízos na relação consigo mesmo e com o outro.

 

A pessoa muito exigente consigo mesma tem a tendência de comparar-se constantemente e focar apenas naquilo que lhe falta ou naquilo que não foi possível ser conquistado, além da busca constante pelo reconhecimento e aprovação dos outros. Quase sempre desvaloriza as próprias conquistas e se surpreende e/ou duvida da intenções do outro ao receber elogios, vivendo então um intenso e doloroso ciclo.” 6

 

Continuando nossa preparação, existem momentos que comprovam a presença dos amigos espirituais a nos inspirarem e incentivarem no desejo de trabalhar para o outro. Nosso companheiro brincou com o grupo, que seria inspirado a abrir o livro de leitura na página certa. Disse o número da página e veio o recado: 8

Medo de Amar

O receio que o homem tem de amar, é medo de ter que se desapegar de tudo

quanto lhe seja supérfluo à existência, vivendo uma vida de total despojamento.

E, neste sentido, ele tem razão, porque Jesus, a plenitude do Amor, não tinha

sobre a Terra, uma pedra onde pousar a cabeça.

Iniciamos a segunda leitura 9 de estudo: duas situações relatadas chamaram a atenção: toda vez que o jovem recém desencarnado, atendido no plano espiritual, no Posto de Socorro Céu Azul, recordava o seu passado de convivência com amigos e parentes enquanto encarnado, ficava perturbado, adoecia e necessitava de socorro médico. A situação agravava, nos momentos que seus familiares queridos, ainda encarnados pranteavam o seu desencarne. Ficava acamado, prostrado e voltava aos tratamentos que já tinha sido submetido.

Este relato nos leva a questão da obsessão, que quase sempre é de mão dupla. Ora é o espírito que persegue o encarnado e ora é o encarnado que não desliga sua mente do espírito desencarnado. A obsessão de um Espírito encarnado sobre um desencarnado é mais frequente do que se pensa, pois muitas criaturas humanas vinculam-se obstinadamente aos entes amados que as precederam no túmulo. Expressões de amor egoísta e possessivo levam à fixação mental naqueles que desencarnaram, retendo-os às reminiscências da vida terrestre, não lhes permitindo o equilíbrio necessário para enfrentar a nova situação na vida espiritual. Idêntico processo verifica-se quando o sentimento que domina o encarnado é de ódio, revolta etc.

Fomos saudados por um dos trabalhadores espirituais que fazem parte da equipe:

Boa noite, desejamos que realizem um bom trabalho, com muito amor. Recebam com muito carinho, muito amor, tranquilidade os irmão que já estão aqui, trazidos para o atendimento. Que eles se sintam acolhidos, entendam sua real condição. Agradeço a todos e sigamos em frente com os trabalhos desta noite.

 

Os atendimentos começaram. Chegou furioso, querendo gritar, fazer barulho, assustar. Queria dominar e não aceitava o fato de ter sido trazido para o atendimento.

– quem manda lá sou eu, ninguém me tira de lá…

– agora chegou a hora  da mudança para você… não dá para continuar fazendo sempre as mesmas coisas… tem que progredir…

– de lá não saio, sou eu quem manda, ninguém será capaz…

– vamos mostrar como você está, veja no espelho seu estado…

– não vou mudar… eles me querem lá… vão me chamar de volta…

– você vai ficar aqui para um tratamento… vai dormir e durante o sono serão aplicados passes para limpar estes miasmas que te encobriram.;.. vai levar um bom tempo… quando estiver em melhores condições conversaremos novamente com você…

No final deste atendimento, o médium ficou com as mãos congeladas.

 

                        O outro espírito chegou com sarcasmo.

– me chamou… estou sempre onde me chamam…

– não é como você está falando, as pessoas não o chamam desta maneira…

– ando por aí e encontro aqueles que são iguais a mim… elas me chamam…

– não é bem assim, você é que banca o bisbilhoteiro e entra na vida delas…

– você quer me confundir… elas são iguais a mim, gostam da minha presença…

– vou colocar umas ligações da sua mente com um espelho para você ver no que está se transformando

– (risos, escárnio)… estou horrível, assustador, é assim que gosto, que as pessoas tenham medo de mim…

– e vai continuar a viver nesta mediocridade, fazendo sempre a mesma coisa, regredindo, sem nada de novo na vida?

– é, sem esperança, minha felicidade é deixar as pessoas sem esperança… o que é felicidade para você?

– se você tiver um dedinho de esperança, me fará feliz… só um dedinho…

– não quero ser feliz…

– você não tem mãe?

– destruo todos… não quero mãe, pai, família, destruí tudo…

– você está vendo esta luz suave que está aqui perto?… bate nela, destrua, te ajudo… olhe para esta luz… encontre algo para agredi-la… você consegue… olhe para esta luz… é suave, muito suave, está te envolvendo, te cobrindo… te acalma… agora você vai entrar em tratamento, vai dormir, esta luz te faz dormir…

 

Se dizia cheio de razão para não gostar das pessoas, não gostar de ninguém, querer o mal das pessoas…

você pode ter amor… pare para pensar na Luz de Deus, é a sua oportunidade de fazer outras escolhas…

– Deus não tem tempo para olhar para mim…

– tem sim… você está sentindo toda a força de Deus…

– me sinto paralisado… não consigo me mexer…

– você precisa mudar… sãos as suas energias que estão voltando para você…

– Deus me faria paralisar?

– você estava fazendo o bem para você?

– não tava…

– esta é uma força energética muito poderosa… você está vivendo na sua escolha…

– não consigo me mexer…

– para você se recuperar, retomar o domínio de seu corpo, tem que repensar suas atitudes, canalizar suas energias para as coisas certas…

–  estou com sono… me sinto mais leve.. mais relaxado… vou descansar um pouco…

 

Uma preta velha vem deixar um aviso e recomendação.

– diga para ele que estamos cuidando de lá, de todos, não precisa ficar preocupado. Muita oração e Evangelho…

 

A última comunicação, foi em dois lugares sequentes. A primeira limpeza, na casa da pessoa atendia foi muito rápida. Em seguida começou a limpar a Casa e não foi muito fácil perceber que já não falava do primeiro local atendido e sim de onde nós estávamos.

o homem me trouxe aqui para falar com você… ele parece bonzinho mas é muito bravo… não dá para falar não para ele…

Está atrás de você, parado e olhando e dando as ordens. Primeiro vem o pessoal, estão limpando parecendo soldados, estão limpando tudo, estavam comigo e falo para eles tirarem as coisas. Tenho que obedecer, ele vê tudo, mesmo o que sejam nano, células bem pequenas, tenho que limpar tudo…

– até seu pensamento… se você pensar errado muda de cor…

– é, ele vê tudo, é bravo e está dizendo para eu tirar tudo… ele tem aparelhagem sofisticada, vê tudo…

– tinha tanta coisa assim?

são muitos os aparelhos, meus homens estão tirando e já vão para a nave… sobem a escada, escada mesmo, nada sofisticado, depois serão levados…

– você cuidava de todos estes aparelhos?

– tem muita coisa para tirar, ele está vigiando… o pessoal continua tirando e entrando na nave. Quando eu tirar tudo vou para a nave também e não sei para onde vai me levar… para que ele quer me levar?

– deve ser porque você sabe muito e pode ser útil em outras coisas..

– eu ser útil?!…  estamos quase acabando de tirar os aparelhos… as coisas vão ficar limpas… vai melhorar…

Se mostra esgotado… volta a falar quase sem folego

estou sem energia… sou um fio… ele me transformou quase em pó…  me levou lá longe…disse que poderia fazer a limpeza sozinho mas quer que eu veja como é… acho que tenho que aprender outras coisas… estou muito cansado… vou para a nave

 

Os atendimentos terminaram. O calor na sala era imenso. Quem estava de agasalho ia tirando quase em aflição. Recebemos a mensagem de um dos trabalhadores:

Meus irmãos, foi um trabalho difícil, árduo, para nós e acredito que para todos vocês. Felizmente cumprimos nosso papel. Esta Casa que acolhe estes serviços está imbuída de muito amor, com foco no auxílio. Com agradecimentos pelo esforço de cada um, continuemos no bem.

 

Em seguida, provavelmente aquela entidade que cuidou da limpeza e encaminhou todos para a nave veio falar conosco:

Permitam-me fazer uma consideração. Todo trabalho, e o nosso não é diferente, os trabalhadores para realizarem suas tarefas precisam ter muita determinação. Enfrentamos dificuldades que a vida nos impõe e a vida nos presenteia também. Para chegar onde estamos, o trabalho começou há muito tempo, engatinhando, crescendo, melhorando. Todos os trabalhadores acreditaram. Todos têm condição de contribuir para a melhora da humanidade, aceitando as diferenças de credo e condições de entendimento.

Perseverem. Todo trabalho é útil. Com amor vai ter bons resultados. Talvez com os olhos não consigam enxergar. Vão enxergar com a força do coração.

Que Deus os abençoe, muito obrigado.

 

¹ Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec cap. 17 item 8

² Lucas 14:26

³ Marcos 10:17

Mateus 20:22

5 Lucas 8

 

6 internet: Patrícia Costa psicóloga

8 livro Com Cinco Pães de Dois Peixes – Irmão José e Carlos Bacelli cap. 44

9 livro Céu Azul de César Augusto Melero e Célia Xavier Camargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *